sicnot

Perfil

Economia

G20 analisa economia da China e pretróleo na próxima semana

Os países do G20 vão analisar a situação económica da China, a política monetária dos Estados Unidos e a queda dos preços do petróleo na próxima semana em Xangai, anunciou hoje o ministro das Finanças do Japão, Taro Aso.

© Jonathan Ernst / Reuters

Estes figuram como os principais temas da agenda dos ministros das Finanças e dos governadores dos bancos centrais do G20, grupo das maiores economias industrializadas e emergentes, para o encontro que vai ter lugar na capital financeira da China, Xangai, na próxima quinta e sexta-feira, 25 e 26 de fevereiro, adiantou o ministro nipónico em declarações aos jornalistas.

Taro Aso também aludiu ao "excesso de crédito financeiro" da China e aos efeitos nos mercados da política monetária norte-americana, de acordo com a agência Kyodo.

A Reserva Federal (Fed), o banco central norte-americano, decidiu, em dezembro, subir as suas taxas de juro de referência em 0,25%, o primeiro aumento em quase dez anos.

Nos últimos dias intensificou-se, contudo, o debate em torno da possibilidade de os Estados Unidos imporem taxas de juro negativas, uma medida que países como a Suécia, Dinamarca, Japão ou o Banco Central Europeu (BCE) começaram recentemente a aplicar com o objetivo de estimular a economia.

  • Alianças do PS marcam discursos no Congresso do PS
    2:51
  • Souto de Moura feliz com distinção na Bienal de Arquitetura de Veneza
    1:10
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.