sicnot

Perfil

Economia

Opel Astra vence prémio Carro do Ano

GALERIA DE FOTOS

O Opel Astra venceu o prémio Essilor Carro do Ano, dando assim à marca alemã o primeiro troféu Volante de Cristal ao longo das últimas 32 edições.

Carro do Ano, Opel Astra

Carro do Ano, Opel Astra

Citadino do Ano, Mazda 2

Citadino do Ano, Mazda 2

Crossover do Ano, Audi Q7

Crossover do Ano, Audi Q7

Executivo do Ano, Audi A4

Executivo do Ano, Audi A4

Monovolume do Ano, Ford S-Max

Monovolume do Ano, Ford S-Max

Carrinha do Ano, Skoda Superb Break

Carrinha do Ano, Skoda Superb Break

Depois de merecer a preferência da maioria do Júri do Carro do Ano, o familiar compacto da Opel conquistou ainda o prémio "Escolha do Público" e sucede ao Volkswagen Passat como Carro do Ano em Portugal.

Pela primeira vez, e fruto do novo regulamento, o Júri analisa uma versão específica de cada modelo candidato e não toda a gama, como acontecia anteriormente. A escolha acabou por recair no Opel Astra 1.6 CDTI 110 CV Innovation, uma das versões da vasta gama Astra.

O familiar compacto dá assim a primeira vitória à Opel no Carro do Ano em Portugal, juntando-se assim a uma galeria de 32 vencedores desde a primeira edição do prémio - em 1985 - que distinguiu o Nissan Micra como Carro do Ano em Portugal.

Quanto às diversas classes, a Audi acabou por ser a marca mais vitoriosa, arrebatando os prémios reservado ao Executivo do Ano (com o Audi A4), Crossover do Ano (com o Audi Q7) e finalmente o Prémio Inovação e Tecnologia, atribuído pela primeira vez e que distinguiu a tecnologia Audi cruise control adaptativo com função stop and go e assistente de trânsito.

Nas restantes classes do Carro do Ano, as vitórias foram para Mazda2 (Citadino do Ano), Skoda Superb Break (Carinha do Ano) e Ford S-Max (Monovolume do Ano).

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.