sicnot

Perfil

Economia

Opel Astra vence prémio Carro do Ano

GALERIA DE FOTOS

O Opel Astra venceu o prémio Essilor Carro do Ano, dando assim à marca alemã o primeiro troféu Volante de Cristal ao longo das últimas 32 edições.

Carro do Ano, Opel Astra

Carro do Ano, Opel Astra

Citadino do Ano, Mazda 2

Citadino do Ano, Mazda 2

Crossover do Ano, Audi Q7

Crossover do Ano, Audi Q7

Executivo do Ano, Audi A4

Executivo do Ano, Audi A4

Monovolume do Ano, Ford S-Max

Monovolume do Ano, Ford S-Max

Carrinha do Ano, Skoda Superb Break

Carrinha do Ano, Skoda Superb Break

Depois de merecer a preferência da maioria do Júri do Carro do Ano, o familiar compacto da Opel conquistou ainda o prémio "Escolha do Público" e sucede ao Volkswagen Passat como Carro do Ano em Portugal.

Pela primeira vez, e fruto do novo regulamento, o Júri analisa uma versão específica de cada modelo candidato e não toda a gama, como acontecia anteriormente. A escolha acabou por recair no Opel Astra 1.6 CDTI 110 CV Innovation, uma das versões da vasta gama Astra.

O familiar compacto dá assim a primeira vitória à Opel no Carro do Ano em Portugal, juntando-se assim a uma galeria de 32 vencedores desde a primeira edição do prémio - em 1985 - que distinguiu o Nissan Micra como Carro do Ano em Portugal.

Quanto às diversas classes, a Audi acabou por ser a marca mais vitoriosa, arrebatando os prémios reservado ao Executivo do Ano (com o Audi A4), Crossover do Ano (com o Audi Q7) e finalmente o Prémio Inovação e Tecnologia, atribuído pela primeira vez e que distinguiu a tecnologia Audi cruise control adaptativo com função stop and go e assistente de trânsito.

Nas restantes classes do Carro do Ano, as vitórias foram para Mazda2 (Citadino do Ano), Skoda Superb Break (Carinha do Ano) e Ford S-Max (Monovolume do Ano).

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Grafitter morre após cair do telhado da estação de Sete Rios
    0:57

    País

    Um grafitter morreu no sábado na estação intermodal de Sete Rios, em Lisboa. O jovem caiu de uma altura de seis metros, enquanto fazia um grafitti. As autoridades terão sido alertadas por um amigo, mas quando o INEM chegou o jovem de 21 anos já estava morto.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Pelo menos 22 corpos retirados de hotel atacado em Cabul

    Mundo

    Pelo menos 22 corpos foram removidos do hotel de Cabul, no Afeganistão, atacado neste fim de semana pelos talibãs e alguns serão difíceis de identificar por estarem calcinados, de acordo com um novo relatório do Ministério da Saúde.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.