sicnot

Perfil

Economia

Polícia económica da Noruega questiona Statoil sobre pagamento à Sonangol

A gigante petrolífera norueguesa Statoil anunciou hoje que reuniu com a polícia de crimes económicos para explicar pagamentos à congénere angolana Sonangol de quase 50 milhões de dólares para a instalação de um centro de investigação e tecnologia.

© Scanpix Scanpix / Reuters

O anúncio, no qual fica claro que não existe qualquer investigação criminal em curso e a empresa garante nada ter feito de errado, diz respeito a pagamentos feitos nos últimos quatro anos para o estabelecimento de um centro de tecnologia e investigação, no valor de 48,9 milhões de dólares (43,9 milhões de euros), segundo as declarações do ministro do Petróleo, Tord Lien, ao parlamento.

"Estes pagamentos não violam a legislação contra a corrupção, o que não invalida o facto de haver muito pouca informação disponível sobre o progresso na implementação do centro de tecnologia e investigação", afirma a petrolífera na carta enviada ao ministro, disponível na página na Internet do Ministério do Petróleo da Noruega.

A Statoil, que é detida em 67% pelo governo da Noruega, está presente em Angola desde 1991, país onde produz cerca de 200 mil barris por dia, quase 10% da produção total do país.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.