sicnot

Perfil

Economia

Encomendas de smartwatches já ultrapassam as de relógios suíços

As encomendas de smartwatches, relógios digitais com capacidade de comunicação, ultrapassaram pela primeira vez as vendas de relógios suíços no estrangeiro no último trimestre do ano passado, mostrando uma inversão na tendência de consumo, segundo a Strategy Analytics.

© Edgar Su / Reuters

De acordo com os dados desta consultora, citados no site noticioso Quartz, o envio de smartwatches nos últimos três meses de 2015 chegou aos 8,1 milhões de unidades, enquanto que os relógios suíços tradicionais ficaram-se pelos 7,9 milhões.

"Os fabricantes de relógios de luxo que desvalorizaram os smartwatches enquanto ameaça ao negócio estão a aprender uma lição crucial: nunca subestimem a Apple", escreve o site noticioso, notando que o fabricante norte-americano representa 63% dos envios de mercadoria, seguido da Samsung, com 16%.

Em conjunto, estas duas gigantes tecnológicas representam oito em cada 10 destes 'relógios inteligentes' vendidos a nível mundial.

Em janeiro, a Federação da Indústria de Relógios da Suíça apresentou os números, que mostram que os envios diminuíram 8%, em parte devido ao abrandamento da economia chinesa, que se juntam aos 4,8% de diminuição registada no total do ano passado.

Ao contrário, a indústria dos smartwatches teve um crescimento exponencial de 315,6%, um valor que apesar de elevado é normal para uma indústria que está a dar os primeiros passos - o Apple Watch, por exemplo, foi lançado em abril do ano passado.

Lusa

  • Marcelo condecora hoje Francisco Sá Carneiro a título póstumo
    0:55

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar hoje Francisco Sá Carneiro, a título póstumo. A cerimónia será incluída nas celebrações do 25 de Abril. Também a título póstumo, o Presidente da República vai ainda homenagear o antigo bispo do Porto D. António Ferreira Gomes. As condecorações têm lugar esta tarde no Palácio de Belém para onde já estava marcada a condecoração do arquiteto Siza Vieira. Todos, diz Marcelo, são figuras ligadas à liberdade e democracia.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.