sicnot

Perfil

Economia

Encomendas de smartwatches já ultrapassam as de relógios suíços

As encomendas de smartwatches, relógios digitais com capacidade de comunicação, ultrapassaram pela primeira vez as vendas de relógios suíços no estrangeiro no último trimestre do ano passado, mostrando uma inversão na tendência de consumo, segundo a Strategy Analytics.

© Edgar Su / Reuters

De acordo com os dados desta consultora, citados no site noticioso Quartz, o envio de smartwatches nos últimos três meses de 2015 chegou aos 8,1 milhões de unidades, enquanto que os relógios suíços tradicionais ficaram-se pelos 7,9 milhões.

"Os fabricantes de relógios de luxo que desvalorizaram os smartwatches enquanto ameaça ao negócio estão a aprender uma lição crucial: nunca subestimem a Apple", escreve o site noticioso, notando que o fabricante norte-americano representa 63% dos envios de mercadoria, seguido da Samsung, com 16%.

Em conjunto, estas duas gigantes tecnológicas representam oito em cada 10 destes 'relógios inteligentes' vendidos a nível mundial.

Em janeiro, a Federação da Indústria de Relógios da Suíça apresentou os números, que mostram que os envios diminuíram 8%, em parte devido ao abrandamento da economia chinesa, que se juntam aos 4,8% de diminuição registada no total do ano passado.

Ao contrário, a indústria dos smartwatches teve um crescimento exponencial de 315,6%, um valor que apesar de elevado é normal para uma indústria que está a dar os primeiros passos - o Apple Watch, por exemplo, foi lançado em abril do ano passado.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.