sicnot

Perfil

Economia

Encomendas de smartwatches já ultrapassam as de relógios suíços

As encomendas de smartwatches, relógios digitais com capacidade de comunicação, ultrapassaram pela primeira vez as vendas de relógios suíços no estrangeiro no último trimestre do ano passado, mostrando uma inversão na tendência de consumo, segundo a Strategy Analytics.

© Edgar Su / Reuters

De acordo com os dados desta consultora, citados no site noticioso Quartz, o envio de smartwatches nos últimos três meses de 2015 chegou aos 8,1 milhões de unidades, enquanto que os relógios suíços tradicionais ficaram-se pelos 7,9 milhões.

"Os fabricantes de relógios de luxo que desvalorizaram os smartwatches enquanto ameaça ao negócio estão a aprender uma lição crucial: nunca subestimem a Apple", escreve o site noticioso, notando que o fabricante norte-americano representa 63% dos envios de mercadoria, seguido da Samsung, com 16%.

Em conjunto, estas duas gigantes tecnológicas representam oito em cada 10 destes 'relógios inteligentes' vendidos a nível mundial.

Em janeiro, a Federação da Indústria de Relógios da Suíça apresentou os números, que mostram que os envios diminuíram 8%, em parte devido ao abrandamento da economia chinesa, que se juntam aos 4,8% de diminuição registada no total do ano passado.

Ao contrário, a indústria dos smartwatches teve um crescimento exponencial de 315,6%, um valor que apesar de elevado é normal para uma indústria que está a dar os primeiros passos - o Apple Watch, por exemplo, foi lançado em abril do ano passado.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato. 

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.