sicnot

Perfil

Economia

Encomendas de smartwatches já ultrapassam as de relógios suíços

As encomendas de smartwatches, relógios digitais com capacidade de comunicação, ultrapassaram pela primeira vez as vendas de relógios suíços no estrangeiro no último trimestre do ano passado, mostrando uma inversão na tendência de consumo, segundo a Strategy Analytics.

© Edgar Su / Reuters

De acordo com os dados desta consultora, citados no site noticioso Quartz, o envio de smartwatches nos últimos três meses de 2015 chegou aos 8,1 milhões de unidades, enquanto que os relógios suíços tradicionais ficaram-se pelos 7,9 milhões.

"Os fabricantes de relógios de luxo que desvalorizaram os smartwatches enquanto ameaça ao negócio estão a aprender uma lição crucial: nunca subestimem a Apple", escreve o site noticioso, notando que o fabricante norte-americano representa 63% dos envios de mercadoria, seguido da Samsung, com 16%.

Em conjunto, estas duas gigantes tecnológicas representam oito em cada 10 destes 'relógios inteligentes' vendidos a nível mundial.

Em janeiro, a Federação da Indústria de Relógios da Suíça apresentou os números, que mostram que os envios diminuíram 8%, em parte devido ao abrandamento da economia chinesa, que se juntam aos 4,8% de diminuição registada no total do ano passado.

Ao contrário, a indústria dos smartwatches teve um crescimento exponencial de 315,6%, um valor que apesar de elevado é normal para uma indústria que está a dar os primeiros passos - o Apple Watch, por exemplo, foi lançado em abril do ano passado.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.