sicnot

Perfil

Economia

David Neeleman quer ligação da TAP entre China e Lisboa ainda este ano

O novo acionista da TAP David Neeleman disse hoje à agência Lusa, em Nova Iorque, que espera ter uma ligação direta entre Lisboa e uma cidade chinesa ainda este ano.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Paulo Whitaker / Reuters

"Ainda estamos a analisar com que cidade será feita a ligação e outros detalhes, mas esperamos anunciar o investimento o quanto antes", disse Neeleman.

A nova rota acontece em resultado da entrada da chinesa Hainan Airlines no consórcio que comprou a participação na TAP.

No memorando de entendimento que fechou a recompra de ações pelo Estado (que ficou com 50% da TAP), assinado entre o Governo e o consórcio privado Atlantic Gateway, lê-se que "o Estado português autoriza desde já a entrada no capital social da Atlantic Gateway pela HNA, em percentagem a acordar entre os acionistas da Atlantic Gateway e a HNA".

Em declarações à Lusa, Neeleman garantiu que o grupo acabará por ficar "indiretamente com 10% a 13% da TAP", que o anúncio desta participação deve acontecer "ainda este ano" e que os pormenores da rota com a China "deverão ser conhecidos na mesma altura."

"Pelo conhecimento que tenho, esta seria a primeira ligação direta entre os dois países", acrescentou ainda.

Momentos antes, durante uma conferência de imprensa no Aeroporto Internacional JFK, Neeleman esclareceu como é que os chineses vão entrar no capital da empresa.

"Como nós informamos, os chineses investiram na Azul [companhia aérea] e a Azul vai fazer o investimento na TAP. As ações que eles vão ter serão através do investimento da Azul na TAP", disse.

"Eles estão muito animados com isso, vai ser ótimo para eles", garantiu Neeleman.

A TAP Portugal lançou hoje dois novos voos diretos diários para as cidades de Nova Iorque e Boston, nos Estados Unidos, que começam a operar em 11 de junho (Boston) e 01 de julho (Nova Iorque).

Os voos estão à venda a partir de hoje.

Estas novas rotas juntam-se aos destinos de Miami e Newark, que passarão a ter ligações diárias com Lisboa já este verão, e à ligação entre Porto e Newark que acontece duas vezes por semana.

A TAP aumenta assim a sua oferta para 30 voos semanais entre Portugal e os EUA.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.