sicnot

Perfil

Economia

Libra regista maior descida face ao dólar desde 2009

A libra esterlina caiu hoje ao início da tarde para mínimos de quase sete anos face ao dólar, penalizada pela incerteza quanto ao resultado do referendo de 23 de junho sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

Dylan Martinez

Cerca das 12:40 (hora de Lisboa), a libra atingia 1,4058 dólares, o nível mais baixo desde março de 2009, tentando depois recuperar. Em relação ao euro, a moeda britânica também registava um recuo, mas menor.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou no sábado que o referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE se vai realizar a 23 de junho, depois de ter concluído um acordo com os parceiros europeus.

Depois de apresentar à sua equipa governamental o acordo alcançado na sexta-feira à noite em Bruxelas com os parceiros comunitários, Cameron defendeu que o Reino Unido será "mais forte e mais seguro" se continuar numa "Europa reformada".

O 'mayor' de Londres, o deputado conservador Boris Johnson, anunciou entretanto que vai fazer campanha pela saída do Reino Unido da UE, com vários membros do Governo a demarcarem-se também da posição de Cameron.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19