sicnot

Perfil

Economia

Libra regista maior descida face ao dólar desde 2009

A libra esterlina caiu hoje ao início da tarde para mínimos de quase sete anos face ao dólar, penalizada pela incerteza quanto ao resultado do referendo de 23 de junho sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

Dylan Martinez

Cerca das 12:40 (hora de Lisboa), a libra atingia 1,4058 dólares, o nível mais baixo desde março de 2009, tentando depois recuperar. Em relação ao euro, a moeda britânica também registava um recuo, mas menor.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou no sábado que o referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE se vai realizar a 23 de junho, depois de ter concluído um acordo com os parceiros europeus.

Depois de apresentar à sua equipa governamental o acordo alcançado na sexta-feira à noite em Bruxelas com os parceiros comunitários, Cameron defendeu que o Reino Unido será "mais forte e mais seguro" se continuar numa "Europa reformada".

O 'mayor' de Londres, o deputado conservador Boris Johnson, anunciou entretanto que vai fazer campanha pela saída do Reino Unido da UE, com vários membros do Governo a demarcarem-se também da posição de Cameron.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.