sicnot

Perfil

Economia

Libra regista maior descida face ao dólar desde 2009

A libra esterlina caiu hoje ao início da tarde para mínimos de quase sete anos face ao dólar, penalizada pela incerteza quanto ao resultado do referendo de 23 de junho sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

Dylan Martinez

Cerca das 12:40 (hora de Lisboa), a libra atingia 1,4058 dólares, o nível mais baixo desde março de 2009, tentando depois recuperar. Em relação ao euro, a moeda britânica também registava um recuo, mas menor.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou no sábado que o referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE se vai realizar a 23 de junho, depois de ter concluído um acordo com os parceiros europeus.

Depois de apresentar à sua equipa governamental o acordo alcançado na sexta-feira à noite em Bruxelas com os parceiros comunitários, Cameron defendeu que o Reino Unido será "mais forte e mais seguro" se continuar numa "Europa reformada".

O 'mayor' de Londres, o deputado conservador Boris Johnson, anunciou entretanto que vai fazer campanha pela saída do Reino Unido da UE, com vários membros do Governo a demarcarem-se também da posição de Cameron.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.