sicnot

Perfil

Economia

Libra regista maior descida face ao dólar desde 2009

A libra esterlina caiu hoje ao início da tarde para mínimos de quase sete anos face ao dólar, penalizada pela incerteza quanto ao resultado do referendo de 23 de junho sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

Dylan Martinez

Cerca das 12:40 (hora de Lisboa), a libra atingia 1,4058 dólares, o nível mais baixo desde março de 2009, tentando depois recuperar. Em relação ao euro, a moeda britânica também registava um recuo, mas menor.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou no sábado que o referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE se vai realizar a 23 de junho, depois de ter concluído um acordo com os parceiros europeus.

Depois de apresentar à sua equipa governamental o acordo alcançado na sexta-feira à noite em Bruxelas com os parceiros comunitários, Cameron defendeu que o Reino Unido será "mais forte e mais seguro" se continuar numa "Europa reformada".

O 'mayor' de Londres, o deputado conservador Boris Johnson, anunciou entretanto que vai fazer campanha pela saída do Reino Unido da UE, com vários membros do Governo a demarcarem-se também da posição de Cameron.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35