sicnot

Perfil

Economia

Termina hoje o prazo para verificar faturas no e-fatura

O prazo de verificação de faturas eletrónicas no portal e-fatura termina hoje, depois de ter sido adiado por uma semana, devido a dificuldades técnicas que impossibilitaram a verificação e validação de faturas eletrónicas naquele portal.


O prazo terminava dia 15, na passada segunda-feira, e foi nesse dia que o Ministério das Finanças anunciou um adiamento do prazo por mais uma semana, alegando ainda que este é um "um ano de transição" do sistema e-fatura.

No entanto, este ano, o Governo criou um regime transitório destinado a resolver o problema das pessoas que desconhecem os procedimentos exigidos pelo sistema do e-fatura e que permite aos contribuintes declararem diretamente as despesas de saúde, educação, formação, encargos com imóveis e lares na declaração de rendimentos.

No entanto, a utilização desta alternativa não dispensa o cumprimento da obrigação de comprovar os montantes declarados referentes às despesas dessas áreas.

Lusa

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26