sicnot

Perfil

Economia

Termina hoje o prazo para verificar faturas no e-fatura

O prazo de verificação de faturas eletrónicas no portal e-fatura termina hoje, depois de ter sido adiado por uma semana, devido a dificuldades técnicas que impossibilitaram a verificação e validação de faturas eletrónicas naquele portal.


O prazo terminava dia 15, na passada segunda-feira, e foi nesse dia que o Ministério das Finanças anunciou um adiamento do prazo por mais uma semana, alegando ainda que este é um "um ano de transição" do sistema e-fatura.

No entanto, este ano, o Governo criou um regime transitório destinado a resolver o problema das pessoas que desconhecem os procedimentos exigidos pelo sistema do e-fatura e que permite aos contribuintes declararem diretamente as despesas de saúde, educação, formação, encargos com imóveis e lares na declaração de rendimentos.

No entanto, a utilização desta alternativa não dispensa o cumprimento da obrigação de comprovar os montantes declarados referentes às despesas dessas áreas.

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14