sicnot

Perfil

Economia

CDS diz que Centeno está refém do BE, PCP e PEV e incapaz de responder à Europa

O deputado do CDS-PP João Almeida disse hoje que o ministro das Finanças "foi profeta de uma religião que ia salvar o país e acaba refém do BE, PCP e PEV", sendo incapaz de responder à Comissão Europeia.

O deputado do CDS/PP, João Almeida (Lusa/ Arquivo)

O deputado do CDS/PP, João Almeida (Lusa/ Arquivo)

LUSA

Na fase de intervenções da manhã do último dia do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2016, João Almeida dirigiu-se ao ministro das Finanças, Mário Centeno, (que nesse momento se estava a retirar da sala por instantes) e recordando a citação de uma música de Sérgio Godinho feita pelo governante -- "Hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas" - respondeu com Jorge Palma: "Já tinhas meio mundo na mão, quiseste impor a tua religião e acabaste por perder a liberdade".

"É essa exatamente a situação do ministro das Finanças neste momento. O ministro das Finanças apareceu com uma bíblia que era o cenário macroeconómico, foi profeta de uma religião que ia salvar o país e acaba refém do BE, do PCP, do PEV e incapaz de responder à Comissão Europeia, ou seja perdendo toda a sua liberdade", acusou.

Num pedido de esclarecimento feito pelo deputado do BE José Soeiro voltaram as críticas ao silêncio do CDS em termos de propostas para este orçamento: "O que o CDS tem feito neste debate no orçamento é um puro exercício de ocultação".

Na resposta, João Almeida endureceu o discurso com os bloquistas: "O senhor deputado sabe muito bem as circunstâncias em que PSD e CDS governaram, sabe muito bem o comodismo da posição que o Bloco agora assume porque nem as circunstâncias são as mesmas, nem os senhores têm coragem de ser Governo".

"Tenha vergonha na cara. O senhor não faz a mínima ideia do que é ter responsabilidades no país estando com a 'troika' cá presente e nem com a 'troika' fora de Portugal o senhor é capaz de se sentar ali para responder aos portugueses pelas opções que toma", atirou João Almeida a José Soeiro.

O ex-secretário de Estado ainda recordou que o BE tinha proposto um aumento de 25 euros por mês para os pensionistas e neste orçamento, esses mesmos pensionistas, "vão ter um aumento de um euro".

Na intervenção seguinte, Heloísa Apolónia, dos Verdes, enfatizou que "este orçamento contém opções de mudança" e que, caso estivesse em discussão "um orçamento do PSD e CDS continuaria o mesmo peso estrangulador para as famílias portuguesas".

"Este era o orçamento que os Verdes construiriam? Não, não era. Um orçamento construído pelo PEV teria um outro olhar sobre o investimento público fundamental, nomeadamente no ambiente, nos transportes, na educação, na saúde, na cultura", admitiu.

No entanto, para Heloísa Apolónia "este não é um orçamento que o PS construiria sozinho caso estivesse com uma maioria absoluta".

"Porque o passado bem o demonstrou e a verdade é que as posições conjuntas assinadas com outros partidos, entre os quais o PEV, tiveram o mérito de puxar as políticas do Governo PS para medidas mais justas e muito emergentes que o país precisa como pão para a boca", justificou.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.