sicnot

Perfil

Economia

Dedução fixa por cada filho no IRS sobe para os 600 euros

Dedução fixa por cada filho no IRS sobe para os 600 euros

O Governo já tinha admitido subir a dedução fixa por filho, que começou por ser apresentada nos 550 euros. De acordo com as simulações consultadas pela SIC, apesar do aumento agora anunciado, esta medida isolada continua a ser pior para muitas famílias de classe média, na generalidade dos casos esse agravamento é compensado com o alívio da sobretaxa.

  • Governo considera fim do quociente familiar mais vantajoso para todos
    2:29

    Orçamento do Estado 2016

    Uma das medidas deste orçamento é o fim do quociente familiar, que será substituido por uma dedução fixa por filho. A mudança significa um aumento do esforço fiscal para as famílias de classe média, de acordo com as simulações consultadas pela SIC. O Governo responde que o impacto das duas medidas é igual. Apenas há, segundo diz, uma distribuição mais justa do valor.

  • Dedução fixa por filho maior do que 550€
    0:53

    Orçamento do Estado 2016

    A dedução fixa por filho no IRS vai mesmo ser maior do que os 550 euros previstos no orçamento. A revelação foi feita pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, que não avança, para já, o valor exacto do desconto. O Governo acabou com o quociente familiar, criado pelo anterior executivo e substituiu a medida por uma dedução fixa, independentemente do nível de rendimentos da família.

  • Governo vai aumentar valor da dedução fixa
    1:35

    Economia

    O Governo vai aumentar o valor da dedução fixa que substitui o quociente familiar no IRS. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu hoje que será superior aos 550 euros previstos no Orçamento, já o imposto sobre os combustíveis poderá subir ainda mais.

  • Dedução fixa por filho pode ultrapassar em várias dezenas os 550€ previstos
    0:52

    Economia

    O Governo está a ponderar aumentar a dedução fixa por filho, que vem substituir o quociente familiar. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando de Rocha Andrade, anunciou esta manhã que, depois de fazer melhor as contas, o Executivo entende que será possível aumentar esta dedução em várias dezenas, para além dos 550 euros inicialmente previstos.

  • Dedução fixa por filho vai subir, anuncia Governo
    3:00

    Orçamento do Estado 2016

    O Ministro das Finanças anunciou, esta manhã, no Parlamento que a dedução fixa por filho, que substitui o quociente familiar no IRS, vai subir para 600 euros. No segundo e último dia de debate do Orçamento do Estado, na generalidade, a oposição insistiu que o Governo tem na calha um plano B. Mário Centeno garante que eventuais medidas adicionais vão excluir sempre aumentos de impostos diretos e cortes de salários e pensões.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.