sicnot

Perfil

Economia

EDP Renováveis com lucro líquido de 167 milhões de euros

A EDP Renováveis apresentou um lucro líquido de 167 milhões de euros no ano passado, mais 41 milhões do que em 2014, graças sobretudo a um aumento médio das vendas, anunciou hoje a empresa.

SIC

SIC

Em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis refere que, em termos ajustados, o aumento dos seus resultados líquidos foi de 13%.

A empresa apresentou, em 2015, um resultado operacional (EBIT) de 578 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 37% face ao ano anterior.

O crescimento dos resultados é explicado pela EDP Renováveis com um aumento médio das vendas de 9% em 2015, tendo obtido um total de 1,5 mil milhões de euros em receitas, ou seja, mais 21% do que em 2014.

No ano passado, o EBITDA (lucros antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) totalizou1,1 mil milhões de euros, tendo a empresa registado mais 26% do que em 2014, tendo também verificado um crescimento de 35% nos seus custos operacionais, que atingiram 566,3 milhões de euros.

Portugal foi o país onde a empresa liderada por Manso Neto obteve melhor resultado operacional, atingindo os 234,3 milhões de euros, mais do dobro do conseguido em Espanha (116,8 milhões).

A operação no total da Europa rendeu à EDP Renováveis um resultado operacional de 400,8 milhões de euros.

No final do ano passado, a empresa geria 9,6 GW repartidos por 10 países.

A EDP Renováveis, que fará uma apresentação dos seus resultados anuais hoje às 15:00, através de conferência telefónica, adianta que o conselho de administração irá propor uma distribuição de 44 milhões de euros em dividendos, ou seja, 0,05 euros por ação.

Lusa

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.