sicnot

Perfil

Economia

Barclays elogia o compromisso de esquerda relativo ao orçamento

O Barclays elogia o compromisso a que PS, BE e PCP chegaram e que levou à aprovação do Orçamento do Estado no parlamento. Acrescenta ainda que com o documento aprovado há menos riscos de uma descida de rating.

Segundo o Barclays, a economia só deve crescer 1,5%, e não os 1,8% antecipados pelo governo

Segundo o Barclays, a economia só deve crescer 1,5%, e não os 1,8% antecipados pelo governo

© Mike Segar / Reuters

Os analistas dizem que o apoio dos partidos de esquerda é um sinal positivo, principalmente depois de terem sido aprovadas novas medidas para chegar a acordo com Bruxelas.

Num relatório a que a SIC teve acesso, os técnicos também elogiam o compromisso do governo em preparar mais medidas, caso a meta do défice de 2,2% comece a falhar, porque assim o país dá sinais de confiança às agências de rating, podendo ainda vir a beneficiar de taxas de juro da dívida pública mais baixas.

O Barclays deixa ainda alguns avisos: a economia só deve crescer 1,5%, e não os 1,8% antecipados pelo governo e que os problemas no sector financeiro continuam a ser um risco para a estabilidade do país nos mercados.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.