sicnot

Perfil

Economia

Barclays elogia o compromisso de esquerda relativo ao orçamento

O Barclays elogia o compromisso a que PS, BE e PCP chegaram e que levou à aprovação do Orçamento do Estado no parlamento. Acrescenta ainda que com o documento aprovado há menos riscos de uma descida de rating.

Segundo o Barclays, a economia só deve crescer 1,5%, e não os 1,8% antecipados pelo governo

Segundo o Barclays, a economia só deve crescer 1,5%, e não os 1,8% antecipados pelo governo

© Mike Segar / Reuters

Os analistas dizem que o apoio dos partidos de esquerda é um sinal positivo, principalmente depois de terem sido aprovadas novas medidas para chegar a acordo com Bruxelas.

Num relatório a que a SIC teve acesso, os técnicos também elogiam o compromisso do governo em preparar mais medidas, caso a meta do défice de 2,2% comece a falhar, porque assim o país dá sinais de confiança às agências de rating, podendo ainda vir a beneficiar de taxas de juro da dívida pública mais baixas.

O Barclays deixa ainda alguns avisos: a economia só deve crescer 1,5%, e não os 1,8% antecipados pelo governo e que os problemas no sector financeiro continuam a ser um risco para a estabilidade do país nos mercados.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..