sicnot

Perfil

Economia

Santander confirma que comprou dívida portuguesa para diminuir o esforço de financiamento do Estado

O Santander confirma que financiou o Estado em quase mil e 800 milhões de euros no âmbito da resolução do Banif e da compra de parte da atividade bancária do banco. A notícia tinha sido revelada hoje pelo Jornal de Negócios, no entanto o Santander nega que este empréstimo tenha acontecido no auge da subida dos juros da dívida pública, no início de fevereiro, como o jornal avançou.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Andrea Comas / Reuters

O banco diz que a operação de compra de títulos da dívida começou a ser preparada em janeiro e concretizou-se a 22 de fevereiro.

O Santander acrescenta ainda que a operação correspondeu a um desafio que lhe foi feito de contribuir para a diminuição do esforço de financiamento do Estado.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24