sicnot

Perfil

Economia

Santander confirma que comprou dívida portuguesa para diminuir o esforço de financiamento do Estado

O Santander confirma que financiou o Estado em quase mil e 800 milhões de euros no âmbito da resolução do Banif e da compra de parte da atividade bancária do banco. A notícia tinha sido revelada hoje pelo Jornal de Negócios, no entanto o Santander nega que este empréstimo tenha acontecido no auge da subida dos juros da dívida pública, no início de fevereiro, como o jornal avançou.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Andrea Comas / Reuters

O banco diz que a operação de compra de títulos da dívida começou a ser preparada em janeiro e concretizou-se a 22 de fevereiro.

O Santander acrescenta ainda que a operação correspondeu a um desafio que lhe foi feito de contribuir para a diminuição do esforço de financiamento do Estado.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47