sicnot

Perfil

Economia

Europeus cada vez menos confiantes no crescimento da economia

O principal indicador que mede o sentimento económico recuou em fevereiro, pelo segundo mês consecutivo, tanto na zona euro quanto na União Europeia (UE), segundo dados da Comissão Europeia.

© Dado Ruvic / Reuters

Na zona euro, de acordo com a Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros, o sentimento económico caiu 1,3 pontos para os 103,8.

Já no conjunto dos 28 Estados-membros da UE, o indicador recuou 1,5 pontos para os 105,2.

O sentimento económico caiu nas cinco maiores economias da zona euro, com o principal recuo a pertencer à Holanda (-2,0 pontos), seguindo-se a Itália (-1,5), a Alemanha (-0,6), a França e a Espanha (-0,5 cada).

Em Portugal, diminuiu de 105,2 pontos em janeiro para 103,6 em fevereiro.

A deterioração na zona euro deve-se a uma menor confiança dos consumidores e também em todos os setores de negócio, à exceção do da construção.

Lusa

  • Souto de Moura feliz com distinção na Bienal de Arquitetura de Veneza
    1:10
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.