sicnot

Perfil

Economia

Mercedes prefere pessoas a robôs nas linhas de montagem

Uma surpreendente vitória dos seres humanos sobre as máquinas: a Mercedes Benz anunciou que vai despedir os robôs das linhas de montagem a favor das pessoas, que têm maior flexibilidade no trabalho.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

"Os robôs não sabem lidar com os vários níveis de individualização e com as variáveis que hoje em dia temos", explicou o responsável de produção Markus Schaefer à Bloomberg. "Assim poupamos dinheiro e salvaguardamos o futuro ao empregar mais pessoas".

As primeiras notas de despedimento de robôs serão entregues na fábrica alemã de Sindelfingen, a maior do construtor de carros de luxo, onde são fabricados 400 mil carros por ano.

Tal como outros fabricantes de automóveis, a Mercedes tem aumentado o leque de opções que podem dar forma a um carro e os robôs não conseguem trabalhar com tantas variáveis, afirmou o responsável.

A empresa prevê introduzir 30 novos modelos nos próximos quatro anos e isto significa um elevado grau de personalização no processo de fabrico de cada carro. Acrescente-se o facto de cada comprador escolher os pormenores do seu carro - desde a tecnologia à cor dos estofos - variáveis com que os seres humanos lidam mais facilmente.

De qualquer forma, as linhas de montagem não prescindirão de todos os robôs, salientou Schaefer, pessoas e máquinas trabalharão lado a lado. Outra vantagem dos seres humanos que trabalham e recebem ordenado: compram carros.

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.