sicnot

Perfil

Economia

Ministro acusa a direita de "sujar o debate" sobre acordo da TAP

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, acusou ontem a direita de utilizar a técnica de sujar o debate sobre a reversão da privatização da TAP por falta de conteúdo para contestar.

MIGUEL A. LOPES/LUSA

"Compreendemos bem a sua técnica de sujar o debate quando não tem nada de factual para trazer ao debate, quando vocês andaram a privatizar às escondidas", afirmou Pedro Marques, em resposta ao deputado do PSD Luís Leite Ramos, que acusou o Governo de "falta de verdade" em relação à entrada de acionistas chineses no capital da TAP e questionou o papel de Diogo Lacerda Machado nas negociações com o consórcio Atlantic Gateway.

Na audição conjunta da Comissão de Orçamento e Finanças com a Comissão de Economia e Obras Públicas, o ministro defendeu o acordo alcançado, que permite ao Estado ser acionista maioritário com 50% do capital da TAP, acusando o anterior executivo de privatizar a companhia aérea de "forma precipitada e obscura".

"O que custa aos deputados da direita é que ficou evidente a insegurança da fase anterior da negociação. Não esperavam que fosse possível chegar a esse acordo: manter um acionista privado de referência, mantendo o controlo estratégico do Estado", acrescentou Pedro Marques.

Às questões do deputado social-democrata sobre o papel do antigo secretário de Estado Diogo Lacerda Machado nas negociações com o consórcio Atlantic Gateway, o governante reiterou que o advogado, amigo pessoal do primeiro-ministro, António Costa, ajudou o Governo "na fase da negociação do memorando".

"Contrataremos uma assessoria jurídica na fase que corresponde à celebração do acordo, como acontece sempre nestes processos", acrescentou.

Sobre a entrada da companhia chinesa HNA no capital da TAP, o ministro que tem a tutela da transportadora aérea disse que "já vinha a ser negociado no tempo do Governo anterior", realçando que "a posição do Estado fica intocada".

No memorando de entendimento que fechou a recompra de ações pelo Estado, lê-se que "o Estado português autoriza desde já a entrada no capital social da Atlantic Gateway pela HNA, em percentagem a acordar entre os acionistas da Atlantic Gateway e a HNA".

Em declarações à Lusa, David Neeleman, que juntamente com o empresário português Humberto Pedrosa constitui o consórcio Atlantic Gateway, garantiu que o grupo acabará por ficar "indiretamente com 10% a 13% da TAP", que o anúncio desta participação deve acontecer "ainda este ano" e que os pormenores da rota com a China "deverão ser conhecidos na mesma altura."

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.