sicnot

Perfil

Economia

Estudo diz que número de insolvências está a cair há três anos

O número de insolvências em Portugal está a diminuir há três anos, revela hoje a Informa D&B, adiantando que o Processo Especial de Revitalização (PER) de empresas contribuiu para "a inversão da tendência de subida" de anos anteriores.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

LUSA

O estudo, elaborado pela Informa D&B, concluiu que em Portugal os processos de insolvência mantêm pelo terceiro ano consecutivo (- 24,7% entre 2013 e 2015), uma tendência de descida.

Além do PER, que surgiu em 2012, para a inversão da tendência de subida das insolvências contribuíram, nos últimos três anos, os sinais de recuperação das condições económicas no país.

"A queda das insolvências observada nos últimos três anos contraria "o crescimento expressivo" das insolvências entre 2010 e 2012 (+67%), que ocorreu numa conjuntura de agravamento das condições económicas e financeiras", explica o estudo elaborado pela Informa D&B.

O trabalho evidencia, no entanto, que apesar da tendência de queda das insolvências nos últimos três anos, o número de empresários em nome individual (ENI) está a ganhar peso no total das insolvências.

Estas são algumas das conclusões do estudo que analisou o universo que incluiu empresas e outras organizações (pessoas coletivas) e empresários em nome individual (ENI) com sede em Portugal.

No período analisado assistiu-se ao aumento dos ENI no total dos processos de insolvência, tendo o seu peso passado de 11% para 24% entre 2010 e 2015.

Embora tenham registado uma ligeira descida em 2015 (-1,4%), face ao ano anterior, os empresários em nome individual quase triplicaram o seu número em relação a 2010, conclui o estudo.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.