sicnot

Perfil

Economia

Estudo diz que número de insolvências está a cair há três anos

O número de insolvências em Portugal está a diminuir há três anos, revela hoje a Informa D&B, adiantando que o Processo Especial de Revitalização (PER) de empresas contribuiu para "a inversão da tendência de subida" de anos anteriores.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

LUSA

O estudo, elaborado pela Informa D&B, concluiu que em Portugal os processos de insolvência mantêm pelo terceiro ano consecutivo (- 24,7% entre 2013 e 2015), uma tendência de descida.

Além do PER, que surgiu em 2012, para a inversão da tendência de subida das insolvências contribuíram, nos últimos três anos, os sinais de recuperação das condições económicas no país.

"A queda das insolvências observada nos últimos três anos contraria "o crescimento expressivo" das insolvências entre 2010 e 2012 (+67%), que ocorreu numa conjuntura de agravamento das condições económicas e financeiras", explica o estudo elaborado pela Informa D&B.

O trabalho evidencia, no entanto, que apesar da tendência de queda das insolvências nos últimos três anos, o número de empresários em nome individual (ENI) está a ganhar peso no total das insolvências.

Estas são algumas das conclusões do estudo que analisou o universo que incluiu empresas e outras organizações (pessoas coletivas) e empresários em nome individual (ENI) com sede em Portugal.

No período analisado assistiu-se ao aumento dos ENI no total dos processos de insolvência, tendo o seu peso passado de 11% para 24% entre 2010 e 2015.

Embora tenham registado uma ligeira descida em 2015 (-1,4%), face ao ano anterior, os empresários em nome individual quase triplicaram o seu número em relação a 2010, conclui o estudo.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47