sicnot

Perfil

Economia

Estudo diz que número de insolvências está a cair há três anos

O número de insolvências em Portugal está a diminuir há três anos, revela hoje a Informa D&B, adiantando que o Processo Especial de Revitalização (PER) de empresas contribuiu para "a inversão da tendência de subida" de anos anteriores.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

LUSA

O estudo, elaborado pela Informa D&B, concluiu que em Portugal os processos de insolvência mantêm pelo terceiro ano consecutivo (- 24,7% entre 2013 e 2015), uma tendência de descida.

Além do PER, que surgiu em 2012, para a inversão da tendência de subida das insolvências contribuíram, nos últimos três anos, os sinais de recuperação das condições económicas no país.

"A queda das insolvências observada nos últimos três anos contraria "o crescimento expressivo" das insolvências entre 2010 e 2012 (+67%), que ocorreu numa conjuntura de agravamento das condições económicas e financeiras", explica o estudo elaborado pela Informa D&B.

O trabalho evidencia, no entanto, que apesar da tendência de queda das insolvências nos últimos três anos, o número de empresários em nome individual (ENI) está a ganhar peso no total das insolvências.

Estas são algumas das conclusões do estudo que analisou o universo que incluiu empresas e outras organizações (pessoas coletivas) e empresários em nome individual (ENI) com sede em Portugal.

No período analisado assistiu-se ao aumento dos ENI no total dos processos de insolvência, tendo o seu peso passado de 11% para 24% entre 2010 e 2015.

Embora tenham registado uma ligeira descida em 2015 (-1,4%), face ao ano anterior, os empresários em nome individual quase triplicaram o seu número em relação a 2010, conclui o estudo.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.