sicnot

Perfil

Economia

Didi, o Uber chinês, é o mais rentável do mundo

A aplicação chinesa de transporte privado Didi, fundada em 2012 e inspirada no norte-americano Uber, tornou-se em janeiro a empresa do setor mais rentável do mundo, avançou hoje o jornal oficial China Daily.

reuters

No primeiro mês de 2016, os serviços da empresa movimentaram 800 milhões de dólares (735 milhões de euros), acima dos 600 milhões que o setor movimentou nos mercados dos EUA e do Canadá, onde dominam as empresas Uber e Lyft.

O Didi viu o seu volume de negócios aumentar exponencialmente, após alargar este ano os seus serviços a mais de 200 localidades de tamanho médio na China, passando a estar disponível em 400 cidades do país, realça o China Daily.

Em 2015, a população online da China atingiu os 688 milhões, 90% dos quais acedem à Internet através de smartphones e de outros dispositivos móveis.

Com um valor de mercado estimado em 16,5 mil milhões de dólares, aquele aplicativo tornou-se uma das start ups mais bem-sucedidas da China nesta década.

Por sua vez, a Uber, que também opera na China, planeia expandir este ano os seus serviços a uma centena de localidades do país.

Ambas as empresas enfrentaram a oposição dos taxistas convencionais, o que provocou em anos anteriores a proibição de operarem em algumas cidades e inclusive investigações por alegada prática de concorrência desleal.

Com Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19