sicnot

Perfil

Economia

Kwanza é a moeda africana mais sobrevalorizada segundo Índice KFC

O kwanza é a moeda africana mais sobrevalorizada, segundo um estudo da consultora Sagaci Research que usa o custo de um dose de 12 peças de frango da cadeia de restauração norte-americana KFC.

(arquivo)

(arquivo)

© Stringer . / Reuters (Arquivo)

A taxa oficial de câmbio está 72 por cento sobrevalorizada face ao dólar, de acordo com o Índice KFC publicado no site da consultora Sagaci Research, que segue de perto o conhecido Índice Economist Big Mac, que analisa o custo de um hamburguer 'Big Mac' da cadeia McDonalds em dezenas de países em todo o mundo, ajustando-o com a paridade do poder de compra.

A KFC está presente em 18 países africanos e, de acordo com a agência de notícias financeira Bloomberg, o kwanza desvalorizou 17% face ao dólare desde janeiro deste ano, o que acrescenta a uma quebra de 24% registada durante o ano passado, na sequência da descida dos preços do petróleo e da desvalorização iniciada pelo banco central para controlar o aumento galopante da inflação.

Angola é o segundo maior produtor desta matéria-prima na África subsaariana, que é a fonte de mais de 75% das receitas fiscais antes da queda dos preços, e representa a quase totalidade das exportações do país.

"A economia está bastante mal e com muitas dificuldades, mas o governo e o banco central estão artificialmente a sustentar os níveis atuais do kwanza", comentou o diretor da Sagaci Research, em declarações à Bloomberg.

Os dados para este estudo foram recolhidos na terceira e quarta semana de janeiro em 16 países africanos, e mostram que uma dose de 12 bocados de frango frito custa o equivalente a 35,2 dólares em Angola (pouco mais de 32 euros) e 10,7 dólares na África do Sul.

Em Portugal, de acordo com o site da empresa, uma embalagem de 14 pedaços 'Hot Wings' custa 7,5 euros.

Os números citados pela Bloomberg mostram também que no mercado negro um dólar chega a valer 440 kwanzas, o que compara com a taxa implícita no estudo de 270,9 por dólar.

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.