sicnot

Perfil

Economia

Kwanza é a moeda africana mais sobrevalorizada segundo Índice KFC

O kwanza é a moeda africana mais sobrevalorizada, segundo um estudo da consultora Sagaci Research que usa o custo de um dose de 12 peças de frango da cadeia de restauração norte-americana KFC.

(arquivo)

(arquivo)

© Stringer . / Reuters (Arquivo)

A taxa oficial de câmbio está 72 por cento sobrevalorizada face ao dólar, de acordo com o Índice KFC publicado no site da consultora Sagaci Research, que segue de perto o conhecido Índice Economist Big Mac, que analisa o custo de um hamburguer 'Big Mac' da cadeia McDonalds em dezenas de países em todo o mundo, ajustando-o com a paridade do poder de compra.

A KFC está presente em 18 países africanos e, de acordo com a agência de notícias financeira Bloomberg, o kwanza desvalorizou 17% face ao dólare desde janeiro deste ano, o que acrescenta a uma quebra de 24% registada durante o ano passado, na sequência da descida dos preços do petróleo e da desvalorização iniciada pelo banco central para controlar o aumento galopante da inflação.

Angola é o segundo maior produtor desta matéria-prima na África subsaariana, que é a fonte de mais de 75% das receitas fiscais antes da queda dos preços, e representa a quase totalidade das exportações do país.

"A economia está bastante mal e com muitas dificuldades, mas o governo e o banco central estão artificialmente a sustentar os níveis atuais do kwanza", comentou o diretor da Sagaci Research, em declarações à Bloomberg.

Os dados para este estudo foram recolhidos na terceira e quarta semana de janeiro em 16 países africanos, e mostram que uma dose de 12 bocados de frango frito custa o equivalente a 35,2 dólares em Angola (pouco mais de 32 euros) e 10,7 dólares na África do Sul.

Em Portugal, de acordo com o site da empresa, uma embalagem de 14 pedaços 'Hot Wings' custa 7,5 euros.

Os números citados pela Bloomberg mostram também que no mercado negro um dólar chega a valer 440 kwanzas, o que compara com a taxa implícita no estudo de 270,9 por dólar.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC