sicnot

Perfil

Economia

Taxistas pedem suspensão imediata da Uber depois de ministro dizer que é ilegal

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) pediu hoje a suspensão imediata do serviço de transporte Uber na sequência de declarações do ministro do Ambiente afirmando que a Uber é ilegal e "não é um operador de transportes".

(arquivo)

(arquivo)

MARIO CRUZ; M\303\201RIO CRUZ

"Recebemos com bastante satisfação as palavras do senhor ministro, que confirmou que a Uber é ilegal. Agora esperamos que seja consequente e que suspenda a atividade", afirmou à agência Lusa o presidente da FPT, Carlos Ramos.

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, disse hoje na comissão parlamentar conjunta de Ambiente e Economia que "o transporte de passageiros tem de ser feito por operadores de transporte e [que] a Uber não tem esse estatuto".

O governante salientou não estar contra novas soluções de transporte utilizando tecnologia, mas frisou ser necessário fazer cumprir a lei, nomeadamente através do "reforço dos mecanismos de controlo e fiscalização".

No entender da FPT o reforço de fiscalização deverá passar por um aumento das coimas aplicadas à Uber em caso de incumprimento.

"Se o Governo optar por reforçar apenas a fiscalização, então deverá alterar o dispositivo legal relativo às coimas. Tem de ser um valor elevado para dissuadir os infratores", defendeu.

Além do aumento do valor das multas, a FPT defende também que estas sejam aplicadas ao proprietário da viatura, motorista e à plataforma Uber.

"Esse valor deve ser de imediato depositado ou ser apreendida a viatura", sugeriu.

Também em reação às declarações do ministro do Ambiente, o advogado da Uber, Tiago Félix da Costa, disse à Lusa que estas foram "abusivas" e que os serviços desta plataforma prestados em Portugal "não foram objeto de nenhuma resolução de nenhum tribunal".

Os taxistas vão ser recebidos pelo ministro do Ambiente no dia 14 de março.

Lusa

  • "A Uber não é um operador de transporte"
    1:19

    Economia

    O ministro do Ambiente disse hoje no Parlamento que a Uber está em situação ilegal porque não é um operador de transportes, logo não pode transportar passageiros. João Matos Fernandes, que falava na comissão parlamentar, prometeu reforçar os mecanismos de controle e fiscalização.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52