sicnot

Perfil

Economia

Taxistas pedem suspensão imediata da Uber depois de ministro dizer que é ilegal

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) pediu hoje a suspensão imediata do serviço de transporte Uber na sequência de declarações do ministro do Ambiente afirmando que a Uber é ilegal e "não é um operador de transportes".

(arquivo)

(arquivo)

MARIO CRUZ; M\303\201RIO CRUZ

"Recebemos com bastante satisfação as palavras do senhor ministro, que confirmou que a Uber é ilegal. Agora esperamos que seja consequente e que suspenda a atividade", afirmou à agência Lusa o presidente da FPT, Carlos Ramos.

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, disse hoje na comissão parlamentar conjunta de Ambiente e Economia que "o transporte de passageiros tem de ser feito por operadores de transporte e [que] a Uber não tem esse estatuto".

O governante salientou não estar contra novas soluções de transporte utilizando tecnologia, mas frisou ser necessário fazer cumprir a lei, nomeadamente através do "reforço dos mecanismos de controlo e fiscalização".

No entender da FPT o reforço de fiscalização deverá passar por um aumento das coimas aplicadas à Uber em caso de incumprimento.

"Se o Governo optar por reforçar apenas a fiscalização, então deverá alterar o dispositivo legal relativo às coimas. Tem de ser um valor elevado para dissuadir os infratores", defendeu.

Além do aumento do valor das multas, a FPT defende também que estas sejam aplicadas ao proprietário da viatura, motorista e à plataforma Uber.

"Esse valor deve ser de imediato depositado ou ser apreendida a viatura", sugeriu.

Também em reação às declarações do ministro do Ambiente, o advogado da Uber, Tiago Félix da Costa, disse à Lusa que estas foram "abusivas" e que os serviços desta plataforma prestados em Portugal "não foram objeto de nenhuma resolução de nenhum tribunal".

Os taxistas vão ser recebidos pelo ministro do Ambiente no dia 14 de março.

Lusa

  • "A Uber não é um operador de transporte"
    1:19

    Economia

    O ministro do Ambiente disse hoje no Parlamento que a Uber está em situação ilegal porque não é um operador de transportes, logo não pode transportar passageiros. João Matos Fernandes, que falava na comissão parlamentar, prometeu reforçar os mecanismos de controle e fiscalização.

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.