sicnot

Perfil

Economia

Vendas de automóveis cresceram 23,4% em fevereiro

As vendas de automóveis em Portugal atingiram as 20.640 unidades em fevereiro, o que corresponde a mais 23,4% que as unidades vendidas no mesmo mês de 2015, informou esta terça-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

De acordo com um comunicado da ACAP, nos dois primeiros meses deste ano foram vendidos em Portugal 37.124 veículos automóveis, o que representou um crescimento de 20,2% relativamente ao mesmo período do ano passado.

Em fevereiro foram vendidos 18.025 automóveis ligeiros de passageiros, com o mercado a registar um crescimento de 26%.

Ao mesmo tempo o mercado de veículos comerciais ligeiros registou um crescimento homólogo de 3,2%, tendo sido comercializados 2.211 veículos, face ao mesmo mês de 2015.

No mercado de veículos pesados e de mercadorias verificou-se um crescimento de 48%, tendo sido vendidos 404 veículos desta categoria.

A lei do Orçamento do Estado para 2016 prevê o aumento dos impostos sobre os veículos, o que poderá ter contribuído para o aumento das vendas de automóveis em fevereiro, antes da entrada em vigor dos novos montantes fiscais.

O Imposto Único de Circulação vai aumentar 0,5% em 2016 em todos os automóveis, independentemente da cilindrada, emissões poluentes e do tipo de combustível.

O Governo vai também aumentar o Imposto sobre Veículos em 3% na componente cilindrada e entre 10% e 20% na componente ambiental.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.