sicnot

Perfil

Economia

Vendas de automóveis cresceram 23,4% em fevereiro

As vendas de automóveis em Portugal atingiram as 20.640 unidades em fevereiro, o que corresponde a mais 23,4% que as unidades vendidas no mesmo mês de 2015, informou esta terça-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

(Arquivo)

(Arquivo)

De acordo com um comunicado da ACAP, nos dois primeiros meses deste ano foram vendidos em Portugal 37.124 veículos automóveis, o que representou um crescimento de 20,2% relativamente ao mesmo período do ano passado.

Em fevereiro foram vendidos 18.025 automóveis ligeiros de passageiros, com o mercado a registar um crescimento de 26%.

Ao mesmo tempo o mercado de veículos comerciais ligeiros registou um crescimento homólogo de 3,2%, tendo sido comercializados 2.211 veículos, face ao mesmo mês de 2015.

No mercado de veículos pesados e de mercadorias verificou-se um crescimento de 48%, tendo sido vendidos 404 veículos desta categoria.

A lei do Orçamento do Estado para 2016 prevê o aumento dos impostos sobre os veículos, o que poderá ter contribuído para o aumento das vendas de automóveis em fevereiro, antes da entrada em vigor dos novos montantes fiscais.

O Imposto Único de Circulação vai aumentar 0,5% em 2016 em todos os automóveis, independentemente da cilindrada, emissões poluentes e do tipo de combustível.

O Governo vai também aumentar o Imposto sobre Veículos em 3% na componente cilindrada e entre 10% e 20% na componente ambiental.

Lusa

  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.