sicnot

Perfil

Economia

Portugueses gastaram entre 10 e 20 euros em festivais de música em 2015

Os portugueses gastaram em 2015 entre dez a vinte euros no recinto dos festivais de música, compraram bilhete por causa do cartaz e tencionam no futuro ir a mais eventos no estrangeiro, segundo dados apresentados hoje em Lisboa.

Festival Paredes de Coura

Festival Paredes de Coura

JOSE COELHO

No arranque do quinto Talkfest, o fórum sobre festivais de música em Portugal, a organização traçou um novo perfil dos espectadores de festivais de música, a partir de dados recolhidos no final de 2015.

Esta é a terceira edição do "perfil do festivaleiro", que permite perceber quem frequenta os festivais de música, quanto gasta e quais as preferências.

Comparando com 2013 e 2014, o perfil do "festivaleiro" não sofre alterações substanciais. Os espectadores dos festivais têm sobretudo entre 21 e 40 anos, vão a dois festivais por ano e gastaram em média entre 10 a 20 euros.

A maioria compra bilhete ou passe com mais tempo de antecedência e escolhe o festival por causa do cartaz. Em 2015, o Nos Alive, em Algés, liderou as preferências dos espectadores, segundo aquele estudo.

Na apresentação do estudo, Ricardo Bramão, um dos organizadores do Talkfest, recordou que em 2015 foram contabilizados 210 festivais de música, frequentados no total por 1,8 milhões de espectadores.

No ano passado houve 58 novos festivais de música, mas Ricardo Bramão sublinhou que também aumentou o número de eventos que cessaram atividade.

"O que verificamos é que não há ainda um 'business plan' em todos os festivais. Há uma evolução mas ainda não aconteceu uma profissionalização", disse.

Quanto aos festivais, 83 por cento dos espectadores tem uma opinião positiva sobre a organização, "mas é mais exigente", referiu o responsável.

As infraestruturas, o preço dos bilhetes e limpeza e a segurança no recinto são as áreas em que os inquiridos gostavam de ver mais melhorias.

Em 2015, 26 por cento dos espectadores que participaram neste estudo do Talkfest afirmaram que já tinham estado em festivais de música no estrangeiro e que 86 por cento desejava fazer o mesmo.

O Talkfest decorre no centro de reuniões da FIL, em Lisboa, coincidindo também com a BTL - a Feira Internacional de Turismo, e contará com dois dias de debates, seminários, conferências, apresentações científicas, feira de emprego e concertos.

No âmbito do Talkfest, o único fórum dedicado exclusivamente à discussão sobre o panorama dos festivais de música em Portugal, serão ainda atribuídos hoje pela primeira vez os Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22