sicnot

Perfil

Economia

Trabalhadores do Diário Económico em greve pelo pagamento de salários

Os trabalhadores do Diário Económico e da Económico TV marcaram uma greve de 24 horas para o dia 10 de março para reclamar o pagamento dos salários de janeiro e fevereiro e do subsídio de Natal.

Diário Económico

Diário Económico

Segundo o pré-aviso, "esta greve constitui uma forma de luta contra o atraso no pagamento dos salários de janeiro e fevereiro últimos, bem como do subsídio de Natal, e ainda contra a drástica degradação das condições de trabalho que impõem um esforço totalmente desproporcionado aos trabalhadores para assegurarem o funcionamento dos órgãos de informação para que trabalham, sem que se vislumbre qualquer solução para a situação que vivem".

Os trabalhadores do Diário Económico, Económico TV e Economico.pt entregaram hoje o pré-aviso de greve de 24 horas, para a próxima quinta-feira, através do Sindicato dos Jornalistas e do Sindicato Democrático dos Trabalhadores das Comunicações e dos Media (Sindetelco), admitindo desde logo que "a greve será desconvocada ou suspensa logo que sejam pagos os salários relativos a janeiro".

A greve decorre entre as 00:00 e as 24:00 do dia 10 de março.

Na quarta-feira, a Ongoing Strategy Investments, 'holding' do grupo que detém o Diário Económico, entrou em processo especial de revitalização (PER) de empresas devido às dificuldades financeiras, tendo sido nomeado já um administrador judicial provisório.

Segundo o anúncio divulgado no portal Citius, o devedor fica impedido de praticar atos de especial relevo nos termos do Código de Insolvência e Recuperação de Empresas (CIRE) e tem que pedir autorização prévia para a realização de operações ao administrador provisório, Fernando Silva e Sousa.

A 23 de fevereiro, a direção do Diário Económico apelou à administração para que encontre uma solução para o projeto "no mais breve período de tempo", explicando que não pode continuar a trabalhar com os atuais constrangimentos.

No mesmo dia, a administração admitiu um cenário de insolvência da empresa num plano de continuidade do jornal.

lUSA

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11