sicnot

Perfil

Economia

Passos Coelho lembra que contratos Swap foram feitos por governo de Sócrates

Passos Coelho lembra que contratos Swap foram feitos por governo de Sócrates

Pedro Passos Coelho diz que esperava que quem fez os contratos Swap com o Santander viesse a público explicar a decisão. O presidente do PSD rejeita qualquer responsabilidade na decisão que condenou o Estado a pagar ao banco mil e 800 milhões de euros e lembra que os contratos foram feitos durante o governo de José Sócrates.

  • O que são contratos Swap
    0:33

    Economia

    Os Swap são contratos de alto risco e foram assinados por 15 empresas públicas. Dos 140 contratos com a banca, 57 são de natureza especulativa.

  • Estado condenado a pagar 1,8 mil M€ ao Santander
    1:07

    Economia

    O Estado foi condenado a pagar 1.800 milhões de euros ao Santander. Em causa estão os polémicos contratos SWAP assinados pelas empresas de transportes com o banco e anulados pela então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. O banco espanhol levou o caso para tribunal e acabou agora por ganhar.

  • Os contratos Swap e as repercussões na dívida
    8:14

    Opinião

    O Estado português foi condenado a pagar 1,8 mil milhões de euros ao Santander no processo dos contratos Swaps. O diretor adjunto do Expresso João Vieira Pereira relembra a origem da polémica e antecipa os possíveis efeitos da decisão do tribunal de Londres.

  • BE diz que Setúbal tem vida fácil com a "miss SWAP" número um do PSD-CDS
    0:44

    País

    Catarina Martins esteve esta noite em Setúbal, na apresentação dos candidatos do Bloco de Esquerda, onde a coligação apresenta como cabeça de lista a atual ministra das Finanças. Para a para a porta-voz do Bloco de Esquerda, não será difícil para os eleitores escolher entre Joana Mortágua e a lista encabeçada por quem antes de ir para o Governo andou a fazer contratos swap.

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após noite de chuva intensa e queda de granizo
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC