sicnot

Perfil

Economia

Passos Coelho lembra que contratos Swap foram feitos por governo de Sócrates

Passos Coelho lembra que contratos Swap foram feitos por governo de Sócrates

Pedro Passos Coelho diz que esperava que quem fez os contratos Swap com o Santander viesse a público explicar a decisão. O presidente do PSD rejeita qualquer responsabilidade na decisão que condenou o Estado a pagar ao banco mil e 800 milhões de euros e lembra que os contratos foram feitos durante o governo de José Sócrates.

  • O que são contratos Swap
    0:33

    Economia

    Os Swap são contratos de alto risco e foram assinados por 15 empresas públicas. Dos 140 contratos com a banca, 57 são de natureza especulativa.

  • Estado condenado a pagar 1,8 mil M€ ao Santander
    1:07

    Economia

    O Estado foi condenado a pagar 1.800 milhões de euros ao Santander. Em causa estão os polémicos contratos SWAP assinados pelas empresas de transportes com o banco e anulados pela então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. O banco espanhol levou o caso para tribunal e acabou agora por ganhar.

  • Os contratos Swap e as repercussões na dívida
    8:14

    Opinião

    O Estado português foi condenado a pagar 1,8 mil milhões de euros ao Santander no processo dos contratos Swaps. O diretor adjunto do Expresso João Vieira Pereira relembra a origem da polémica e antecipa os possíveis efeitos da decisão do tribunal de Londres.

  • BE diz que Setúbal tem vida fácil com a "miss SWAP" número um do PSD-CDS
    0:44

    País

    Catarina Martins esteve esta noite em Setúbal, na apresentação dos candidatos do Bloco de Esquerda, onde a coligação apresenta como cabeça de lista a atual ministra das Finanças. Para a para a porta-voz do Bloco de Esquerda, não será difícil para os eleitores escolher entre Joana Mortágua e a lista encabeçada por quem antes de ir para o Governo andou a fazer contratos swap.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.