sicnot

Perfil

Economia

Passos Coelho lembra que contratos Swap foram feitos por governo de Sócrates

Passos Coelho lembra que contratos Swap foram feitos por governo de Sócrates

Pedro Passos Coelho diz que esperava que quem fez os contratos Swap com o Santander viesse a público explicar a decisão. O presidente do PSD rejeita qualquer responsabilidade na decisão que condenou o Estado a pagar ao banco mil e 800 milhões de euros e lembra que os contratos foram feitos durante o governo de José Sócrates.

  • O que são contratos Swap
    0:33

    Economia

    Os Swap são contratos de alto risco e foram assinados por 15 empresas públicas. Dos 140 contratos com a banca, 57 são de natureza especulativa.

  • Estado condenado a pagar 1,8 mil M€ ao Santander
    1:07

    Economia

    O Estado foi condenado a pagar 1.800 milhões de euros ao Santander. Em causa estão os polémicos contratos SWAP assinados pelas empresas de transportes com o banco e anulados pela então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. O banco espanhol levou o caso para tribunal e acabou agora por ganhar.

  • Os contratos Swap e as repercussões na dívida
    8:14

    Opinião

    O Estado português foi condenado a pagar 1,8 mil milhões de euros ao Santander no processo dos contratos Swaps. O diretor adjunto do Expresso João Vieira Pereira relembra a origem da polémica e antecipa os possíveis efeitos da decisão do tribunal de Londres.

  • BE diz que Setúbal tem vida fácil com a "miss SWAP" número um do PSD-CDS
    0:44

    País

    Catarina Martins esteve esta noite em Setúbal, na apresentação dos candidatos do Bloco de Esquerda, onde a coligação apresenta como cabeça de lista a atual ministra das Finanças. Para a para a porta-voz do Bloco de Esquerda, não será difícil para os eleitores escolher entre Joana Mortágua e a lista encabeçada por quem antes de ir para o Governo andou a fazer contratos swap.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.