sicnot

Perfil

Economia

Passos Coelho lembra que contratos Swap foram feitos por governo de Sócrates

Passos Coelho lembra que contratos Swap foram feitos por governo de Sócrates

Pedro Passos Coelho diz que esperava que quem fez os contratos Swap com o Santander viesse a público explicar a decisão. O presidente do PSD rejeita qualquer responsabilidade na decisão que condenou o Estado a pagar ao banco mil e 800 milhões de euros e lembra que os contratos foram feitos durante o governo de José Sócrates.

  • O que são contratos Swap
    0:33

    Economia

    Os Swap são contratos de alto risco e foram assinados por 15 empresas públicas. Dos 140 contratos com a banca, 57 são de natureza especulativa.

  • Estado condenado a pagar 1,8 mil M€ ao Santander
    1:07

    Economia

    O Estado foi condenado a pagar 1.800 milhões de euros ao Santander. Em causa estão os polémicos contratos SWAP assinados pelas empresas de transportes com o banco e anulados pela então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. O banco espanhol levou o caso para tribunal e acabou agora por ganhar.

  • Os contratos Swap e as repercussões na dívida
    8:14

    Opinião

    O Estado português foi condenado a pagar 1,8 mil milhões de euros ao Santander no processo dos contratos Swaps. O diretor adjunto do Expresso João Vieira Pereira relembra a origem da polémica e antecipa os possíveis efeitos da decisão do tribunal de Londres.

  • BE diz que Setúbal tem vida fácil com a "miss SWAP" número um do PSD-CDS
    0:44

    País

    Catarina Martins esteve esta noite em Setúbal, na apresentação dos candidatos do Bloco de Esquerda, onde a coligação apresenta como cabeça de lista a atual ministra das Finanças. Para a para a porta-voz do Bloco de Esquerda, não será difícil para os eleitores escolher entre Joana Mortágua e a lista encabeçada por quem antes de ir para o Governo andou a fazer contratos swap.

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Furacão Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC