sicnot

Perfil

Economia

Acionistas da TAP reúnem-se em assembleia-geral na segunda-feira

Os acionistas da TAP vão reunir-se esta segunda-feira em assembleia-geral, confirmou à Lusa fonte da companhia aérea, sem divulgar a ordem de trabalhos.

Em cima da mesa deverá estar o empréstimo obrigacionista de 120 milhões de euros previsto no plano de recapitalização da TAP, que a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) já autorizou, segundo avançou o Jornal de Negócios na sexta-feira.

O empréstimo obrigacionista será subscrito pela Azul, e indiretamente pela companhia aérea HNA, e pelo Estado português, no âmbito do novo memorando de entendimento assinado com o consórcio Atlantic Gateway, do empresário português Humberto Pedrosa e do norte-americano nascido no Brasil, David Neeleman.

A 19 de fevereiro, a ANAC aplicou à TAP e à Portugália medidas cautelares que impedem a tomada de decisões de gestão extraordinária, no âmbito do processo de notificação da compra pelo consórcio Gateway de 61% do capital social da TAP.

A ANAC afirmou na altura que as medidas cautelares são impostas por "um período de três meses" para avaliar a conformidade da operação com as normas europeias que impõem que o controlo efetivo de empresas detentoras de licenças de transporte aéreo comunitário seja de "Estados-membros e/ou de nacionais de Estados-membros".

Entretanto, o Governo PS já negociou com o consórcio privado uma reversão do negócio, que conduziu a uma distribuição de capital diferente, com o Estado a ficar com 50% do capital, e a Gateway com 45%, podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.

O acordo alcançado entre o Governo e a Gateway prevê que o Estado pague 1,9 milhões de euros para ficar com 50% da empresa (em vez de 34%).

Lusa

  • Ouvidas duas explosões junto ao estádio do Besiktas em Istambul

    Mundo

    Duas explosões foram ouvidas este sábado no lado europeu da cidade turca de Istambul, junto ao estádio de futebol do Besiktas, segundo agências de notícias internacionais. Até ao momento, sabe-se que pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. A agência Reuters relata fumo a sair do recinto recentemente construído e fala ainda numa troca de tiros audível.

    Em desenvolvimento

  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19