sicnot

Perfil

Economia

António Varela pede demissão do Banco de Portugal

António Varela, administrador do Banco de Portugal com a responsabilidade da supervisão, acaba de pedir para abandonar o cargo. A SIC sabe que o pedido se deve a alegadas divergências sobre as políticas e o rumo do Banco de Portugal, o que terá sido afirmado pelo próprio à equipa com quem trabalhava.

SIC/ Arquivo

Recorde-se que António Varela foi administrador do Banif em representação do Estado e acompanhou o processo de reestruturação que não chegou ao fim.

O Banif acabou por ser alvo de um processo de resolução que pode custar cerca de 3 mil milhões de euros aos contribuintes.

  • Dúvidas na estratégia da esquerda e elogios ao governador do Banco de Portugal
    4:27

    País

    Pedro Passos Coelho diz que, se por milagre, a estratégia orçamental do Governo resultar, ele será o primeiro a apelar ao voto no PS, PCP e Bloco de Esquerda. Em entrevista à SIC, o líder do PSD alerta para os riscos de restruturar a dívida e elogia a atuação do governador do Banco de Portugal. Passos Coelho diz ainda que o executivo está a arriscar demais para quem acredita que vai governar quatro anos.

  • Governador do Banco de Portugal diz que não se sente pressionado
    1:19

    Queda do BES

    Carlos Costa falou ao Expresso. No meio das polémicas com o primeiro-ministro e das acusações de que tem sido alvo, o governador do Banco de Portugal diz que cabe ao executivo decidir se quer, ou não, nacionalizar o Novo Banco, e que o Banco de Portugal atuará conforme a decisão. Afirma também que não se sentiu pressionado pelo Governo ou pelos partidos de esquerda.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10