sicnot

Perfil

Economia

António Varela pede demissão do Banco de Portugal

António Varela, administrador do Banco de Portugal com a responsabilidade da supervisão, acaba de pedir para abandonar o cargo. A SIC sabe que o pedido se deve a alegadas divergências sobre as políticas e o rumo do Banco de Portugal, o que terá sido afirmado pelo próprio à equipa com quem trabalhava.

SIC/ Arquivo

Recorde-se que António Varela foi administrador do Banif em representação do Estado e acompanhou o processo de reestruturação que não chegou ao fim.

O Banif acabou por ser alvo de um processo de resolução que pode custar cerca de 3 mil milhões de euros aos contribuintes.

  • Dúvidas na estratégia da esquerda e elogios ao governador do Banco de Portugal
    4:27

    País

    Pedro Passos Coelho diz que, se por milagre, a estratégia orçamental do Governo resultar, ele será o primeiro a apelar ao voto no PS, PCP e Bloco de Esquerda. Em entrevista à SIC, o líder do PSD alerta para os riscos de restruturar a dívida e elogia a atuação do governador do Banco de Portugal. Passos Coelho diz ainda que o executivo está a arriscar demais para quem acredita que vai governar quatro anos.

  • Governador do Banco de Portugal diz que não se sente pressionado
    1:19

    Queda do BES

    Carlos Costa falou ao Expresso. No meio das polémicas com o primeiro-ministro e das acusações de que tem sido alvo, o governador do Banco de Portugal diz que cabe ao executivo decidir se quer, ou não, nacionalizar o Novo Banco, e que o Banco de Portugal atuará conforme a decisão. Afirma também que não se sentiu pressionado pelo Governo ou pelos partidos de esquerda.

  • Neve corta estradas em Viseu
    2:04
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • As vantagens de comprar online
    8:03