sicnot

Perfil

Economia

Acionistas aprovam entrada de mais de 90 M€ na TAP

Os acionistas da TAP aprovaram a entrada de mais 90 milhões de euros na companhia. Representantes do consórcio e do Estado estiveram reunidos esta manhã em assembleia geral, onde aprovaram a entrada do empréstimo obrigacionista. O dinheiro será emprestado pela companhia brasileira Azul, que mais tarde se poderá converter em ações da TAP.

© Rafael Marchante / Reuters

Para já, nada se altera na estrutura acionista, e fontes ligadas ao processo explicaram à SIC que não há qualquer movimento para a mudar no médio prazo.

O dinheiro estava previsto no plano de negócios dos novos donos, e vai dar à Azul 55% dos direitos económicos da TAP, caso a empresa volte a ter lucros ou seja vendida.

O Estado vai entrar com 30 milhões de euros neste empréstimo, para vir a ter 19% dos direitos. O consórcio de Pedrosa e Neeleman ficará com os restantes 26% dos ganhos económicos.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.