sicnot

Perfil

Economia

Acionistas aprovam entrada de mais de 90 M€ na TAP

Os acionistas da TAP aprovaram a entrada de mais 90 milhões de euros na companhia. Representantes do consórcio e do Estado estiveram reunidos esta manhã em assembleia geral, onde aprovaram a entrada do empréstimo obrigacionista. O dinheiro será emprestado pela companhia brasileira Azul, que mais tarde se poderá converter em ações da TAP.

© Rafael Marchante / Reuters

Para já, nada se altera na estrutura acionista, e fontes ligadas ao processo explicaram à SIC que não há qualquer movimento para a mudar no médio prazo.

O dinheiro estava previsto no plano de negócios dos novos donos, e vai dar à Azul 55% dos direitos económicos da TAP, caso a empresa volte a ter lucros ou seja vendida.

O Estado vai entrar com 30 milhões de euros neste empréstimo, para vir a ter 19% dos direitos. O consórcio de Pedrosa e Neeleman ficará com os restantes 26% dos ganhos económicos.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.

  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57