sicnot

Perfil

Economia

Ex-banqueiro do JPMorgan condenado a 5 anos prisão por desvios de dinheiro

Um ex-banqueiro norte-americano do JPMorgan Chase, acusado de desviar dinheiro de clientes do banco, foi hoje condenado a cinco anos de prisão.

© Mike Segar / Reuters

Michael Oppenheim, de 49 anos, entrado no banco em 2002 e despedido há um ano, tinha sido acusado e detido em abril de 2015 pela polícia federal (FBI).

Acabou por admitir, em novembro, ter desviado "pelo menos 20 milhões de dólares" (18 milhões de euros), durante mais de três anos, a clientes riquíssimos, dos quais geria os investimentos.

O destino do dinheiro desviado foi uso em proveito próprio, designadamente a amortização do crédito imobiliário e especulação bolsista.

Além dos cinco anos de prisão, a juíza Analisa Torres, de um tribunal de Manhattan, condenou Michael Oppenheim a restituir os 20 milhões de dólares desviados ao JPMorgan.

Durante todo o julgamento, Oppenheim reclamou inocência, argumentando com uma dependência do jogo para explicar a sua conduta.

Lusa

  • Banco de Portugal mais otimista
    1:17
  • Catalunha vs Espanha
    29:35
  • Empate técnico a uma semana das eleições na Catalunha

    Mundo

    A sete dias das eleições regionais catalãs, várias sondagens publicadas hoje indicam que os partidos constitucionalistas estão à frente nas intenções de voto, mas os independentistas ganham em número de lugares, sem nenhum dos blocos ter maioria absoluta.