sicnot

Perfil

Economia

FMI alerta para riscos que pairam sobre economia mundial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou hoje para os riscos que ameaçam o crescimento económico mundial e apelou para mais ações concertadas que permitam enfrentar a situação.

© Issei Kato / Reuters

O número dois do FMI, David Lipton, lamentou a impressão geral "perigosa" de que os responsáveis políticos esgotaram as opções para relançar o crescimento ou não tenham vontade de o fazer e recomendou uma expansão dos esforços, nomeadamente a nível orçamental, monetário e mais reformas estruturais.

"A tarefa de relançar o crescimento cabe principalmente às economias mais desenvolvidas", que dispõem de mais margem de manobra orçamental, considerou, num discurso proferido em Washington.

"Os riscos que ameaçam o crescimento são claramente mais acentuados e a necessidade de ações mais fortes e concertadas reforçou-se", adiantou.

O responsável do FMI apontou "a volatilidade nos mercados financeiros" e a queda dos preços das matérias-primas como motivos de inquietação para o crescimento mundial e sublinhou também a significativa saída de capitais das economias emergentes.

Com todas as incertezas que envolvem a economia mundial, Lipton reconheceu que as últimas previsões do FMI podem já não ser válidas, o que indica que pode haver uma revisão em baixa das previsões do Fundo, que em janeiro apontava para um crescimento de 3,4% em 2016, duas décimas abaixo do que previra em outubro passado.

O FMI vai divulgar novas previsões em abril, por ocasião da sua assembleia de primavera.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.