sicnot

Perfil

Economia

Credores da Grécia retomam negociações em Atenas

O quarteto representante dos credores da Grécia iniciou hoje em Atenas negociações com o Governo para finalizar em abril a avaliação das reformas que o país tem de aplicar, permitindo discutir um alívio da dívida.

O pagamento de cerca de 500 milhões de euros deverá acontecer assim que se adote a legislação, enquanto outros 800 milhões deverão chegar à Grécia antes de 2017. (Arquivo)

O pagamento de cerca de 500 milhões de euros deverá acontecer assim que se adote a legislação, enquanto outros 800 milhões deverão chegar à Grécia antes de 2017. (Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

Os chefes de missão das instituições credoras - Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu e Mecanismo Europeu de Estabilidade - devem começar por reunir-se com o ministro das Finanças, Euclide Tsakalotos, seguindo-se um encontro com o ministro do Emprego, Georges Katrougalos.

As conversações estão centradas em questões orçamentais para que o país consiga um excedente primário de 3,5% em 2018, através de uma nova reforma fiscal e da reforma do sistema de pensões que está a ser preparada pelo Governo e que tem suscitado alguma agitação social.

Desde o início de fevereiro que a ausência de uma convergência entre as duas partes atrasou o regresso do quarteto a Atenas, apesar da impaciência do Governo liderado por Alexis Tsipras, que deseja concluir o mais depressa possível as negociações, tendo em vista evitar a falta de liquidez.

A situação foi desbloqueada na segunda-feira em Bruxelas numa reunião de ministros das Finanças da zona euro, tendo em conta o risco de uma desestabilização da Grécia devido à crise migratória.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, anunciou na ocasião que a zona euro está disponível para cumprir a "promessa" de discutir a dívida grega.

Dijsselbloem disse que havia um compromisso de longa data nesse sentido "se o Governo grego cumprisse os seus compromissos".

O FMI afirmou que só participaria neste terceiro programa de assistência financeira acordado em julho se houvesse um maior esforço de Atenas em matéria de reforma do sistema de pensões e um acordo na zona euro para um alívio da dívida grega.

Lusa

  • Incêndios causaram 76 feridos no espaço de uma semana
    0:34

    País

    No espaço de uma semana, 76 pessoas ficaram feridas, incluindo seis com gravidade, durante os incêndios florestais. Na conferência de imprensa desta tarde, a Proteção Civil explicou que há cinco planos municipais de emergência ativos por causa das chamas.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.