sicnot

Perfil

Economia

Draghi afirma que BCE pode descer ainda mais as taxas de juro

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou que as taxas de juro na zona euro podem descer ainda mais, depois do corte anunciado hoje.

BCE pode descer ainda mais as taxas de juro, diz Mário Draghi

BCE pode descer ainda mais as taxas de juro, diz Mário Draghi

© Kai Pfaffenbach / Reuters

"As taxas de juro vão ficar nos níveis atuais ou mais baixos por um longo período, para lá do fim do programa de compra de ativos", que deve terminar em março de 2017, disse Draghi em conferência de imprensa.

O BCE decidiu hoje cortar todas as taxas de juro, passando a taxa diretora para 0%, o que acontece pela primeira vez.

O conselho de governadores do BCE reduziu também a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez para 0,25%, um corte de cinco pontos base, e a taxa de depósitos passou de -0,30% para -0,40%, um corte de 10 pontos base.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC