sicnot

Perfil

Economia

"Não vamos interferir nas decisões políticas de Portugal"

"Não vamos interferir nas decisões políticas de Portugal"

Pierre Moscovici diz que a Comissão Europeia não vai interferir nas decisões políticas de Portugal, mas admite que vai tentar influenciar e aconselhar o país, quando for necessário. O comissário europeu para os Assuntos Económicos garante que, no encontro com Mário Centeno, o plano B pedido por Bruxelas não esteve em cima da mesa.

Objetivo da minha vinda a Lisboa é fazer avançar o diálogo construtivo que tem caracterizado as nossas relações. pic.twitter.com/i5MZfowGbR

— Pierre Moscovici (@pierremoscovici) 10 de março de 2016
  • Juncker diz que posição da Comissão Europeia em relação a Portugal não se alterou
    0:27

    Economia

    À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, esta noite, o presidente da Comissão Europeia desvalorizou a questão das declarações de Pierre Moscovici que disse que as medidas orçamentais adicionais preparadas pelo Governo são para quando forem necessárias. Jean Claude Juncker disse que não há nenhuma contradição e a posição da Comissão Europeia em relação a Portugal não se alterou.

  • Comissário europeu reafirma "confiança" na capacidade do Governo
    2:51

    Orçamento do Estado 2016

    António costa não acredita que Portugal terá de adotar medidas adicionais para cumprir o Orçamento do Estado. Ontem à noite, em Bruxelas, o primeiro-ministro disse estar confiante no caminho traçado pelo Governo. As declarações do chefe do Executivo aconteceram depois de o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, ter afirmado que as medidas adicionais que Portugal ficou de preparar são mesmo para ser implementadas. O assunto gerou alguma confusão em Bruxelas e Moscovici veio hoje "clarificar" as declarações, reafirmando "confiança" na capacidade do Governo.

  • PS diz que gostaria de ouvir o CDS e PSD sobre os mil milhões de euros de desvio orçamental
    0:42

    Economia

    O PS diz que gostaria de ouvir o CDS e também o PSD sobre os mil milhões de euros de desvio orçamental, herdados do anterior governo, referentes a 2015. O socialista João Galamba respondeu deste modo ao centrista João Almeida. Os socialistas garantem que as medidas adicionais não são necessárias, pelo menos para já, e que a prioridade é aprovar e executar o orçamento para este ano.

  • Debate do OE marcado pela falta de propostas do PSD e CDS
    2:09

    Economia

    O arranque do debate do Orçamento na especialidade fica marcado pela troca de acusações entre os partidos.PS, Bloco e PCP acusam a direita de não ter apresentado nenhuma proposta de alteração ao Orçamento por estarem amuados. PSD e CDS respondem que não participaram no debate porque o documento é mau e está desactualizado, já que vão ser precisas medidas adicionais que ainda não são conhecidas.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC