sicnot

Perfil

Economia

PIB da Irlanda regista crescimento de 7,8% em 2015

A Irlanda registou um crescimento vigoroso de 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, impulsionado pelos setores industriais e da construção, anunciou hoje o gabinete central de estatísticas irlandesas (CSO).

PIB na Irlanda sobe 7,8%

PIB na Irlanda sobe 7,8%

© Cathal McNaughton / Reuters

A produção industrial registou um aumento de 13,7%, o setor da construção de 8,8% e setores como transportes e agricultura tiveram também taxas de crescimento superiores a 5%.

A Irlanda registou igualmente um forte aumento da procura interna e uma subida acentuada das exportações.

Os irlandeses viveram nos últimos anos com duras medidas de austeridade depois de a situação do país ter levado, em 2010, a um programa de resgate no valor de 85 mil milhões de euros assinado com a União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI).

O país saiu deste programa em dezembro de 2013, o que permitiu ao governo atenuar as medidas de rigor orçamental.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC