sicnot

Perfil

Economia

Há mais de 150 milhões de euros em notas de escudo por trocar

Até ao final de 2015 existiam ainda 156,1 milhões de euros em notas de escudo por trocar, noticia o Público de hoje. Catorze anos após a introdução do euro em Portugal, ainda há milhões de notas de escudo válidas espalhadas por todo o lado

1992 - O Escudo passa a integrar o Sistema Monetário Europeu.

1992 - O Escudo passa a integrar o Sistema Monetário Europeu.

Quase 40% são notas de 5 mil escudos.

De acordo com o jornal Público, as principais causas para este número tão elevado são o colecionismo, o desconhecimento da possibilidade de troca e a saída de notas pela mão de turistas.

O prazo final para a troca de dinheiro termina em 2022, mas há exceções e algumas notas só se podem trocar até 2018.

  • A vila do Euro

    Perdidos e Achados

    Como será a vida depois do escudo e já com o euro a entrar na carteira dos portugueses? A pergunta foi feita há dez anos, em finais de 2001. A resposta veio de Arazede, durante um dia, transformada em Vila do Euro. A pequena localidade recebeu o desafio da SIC e entrou numa espécie de jogo para se perceber o que ia mudar. Importante, também, era perceber como iam os portugueses lidar com a moeda comum, depois de uma vivência de quase cem anos com o escudo.

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.