sicnot

Perfil

Economia

Há mais de 150 milhões de euros em notas de escudo por trocar

Até ao final de 2015 existiam ainda 156,1 milhões de euros em notas de escudo por trocar, noticia o Público de hoje. Catorze anos após a introdução do euro em Portugal, ainda há milhões de notas de escudo válidas espalhadas por todo o lado

1992 - O Escudo passa a integrar o Sistema Monetário Europeu.

1992 - O Escudo passa a integrar o Sistema Monetário Europeu.

Quase 40% são notas de 5 mil escudos.

De acordo com o jornal Público, as principais causas para este número tão elevado são o colecionismo, o desconhecimento da possibilidade de troca e a saída de notas pela mão de turistas.

O prazo final para a troca de dinheiro termina em 2022, mas há exceções e algumas notas só se podem trocar até 2018.

  • A vila do Euro

    Perdidos e Achados

    Como será a vida depois do escudo e já com o euro a entrar na carteira dos portugueses? A pergunta foi feita há dez anos, em finais de 2001. A resposta veio de Arazede, durante um dia, transformada em Vila do Euro. A pequena localidade recebeu o desafio da SIC e entrou numa espécie de jogo para se perceber o que ia mudar. Importante, também, era perceber como iam os portugueses lidar com a moeda comum, depois de uma vivência de quase cem anos com o escudo.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00

    País

    Qual o futuro do planeta? O desperdício alimentar. A relação do homem com os animais. São estes alguns dos temas da cimeira da National Geographic que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa. Entre os oradores está Jane Goodall, a primeira cientistas a estudar chimpanzés selvagens.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.