Energia e água lideram queixas à Deco em 2015
15.03.2016 07h36
A Deco recebeu 700 mil queixas de consumidores no ano passado, mais 24% do que em 2014, e pela primeira vez o setor da energia e água liderou as queixas e ultrapassou o das telecomunicações.

© Aly Song / Reuters
Quase há 10 anos que o setor das telecomunicações registava o maior número de reclamações à Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - Deco, mas a devolução de cauções de água e eletricidade (indevidamente cobradas) e os processos de mudança de comercializador de energia motivaram no ano passado uma maior concentração de queixas.
"Este aumento deveu-se, em grande medida, aos 100 mil processos de devolução de caução. As reclamações nos setores mais reclamados continuaram a sê-lo em 2014, mas houve um acentuado aumento no setor da energia, nomeadamente sobre a mudança de comercializador", contou à Lusa Ana Sofia Ferreira, jurista da Deco.
Das 700 mil reclamações à Deco, 152.751 foram de energia e água, 50.353 de telecomunicações, 35.275 sobre compra e venda e 24.927 sobre o setor da banca e seguros.
A falta de transparência no processo de mudança de comercializador de energia, nomeadamente a dupla faturação, falta de informação, tempo excessivo para a efetivação da mudança, práticas comerciais desleais, e a devolução de cauções indevidamente cobradas são os principais motivos de reclamação à associação.
Só o processo de devolução de cauções dos serviços de energia e água foi responsável por 100 mil reclamações de portugueses à Deco, mas mesmo descontadas estas queixas o setor da energia e água continua a ser mais reclamado do que o das telecomunicações (mais 2.398 reclamações).
A jurista da Deco destaca que, dentro do setor mais reclamado, há "uma grande diferença" na quantidade de reclamações da energia face às da água: "A energia arrecadou mais de 49 mil queixas e a água 3.700".
No entanto, esclarece Ana Sofia Ferreira, nos 100 mil processos das cauções, a água teve uma importância muito grande, pois é no setor da água que muitos consumidores não têm conseguido receber a caução a que têm direito.
Em 2014, a Deco recebeu quase 550 mil queixas de consumidores, mais 9,5% do que em 2013, tendo sido o setor das telecomunicações, com quase 60 mil reclamações, o mais reclamado, também devido a problemas de dupla faturação, práticas agressivas ou enganosas dos comerciais, publicidade enganosa e a fidelização.
Ainda em 2014, e ao contrário de 2013, o segundo setor mais reclamado foi o da compra e venda (28 mil queixas), em especial por causa das vendas 'online', à distância e porta a porta.
As estatísticas da Deco foram divulgadas hoje, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se celebra a 15 de março.
Lusa
Relacionados
-
DECO exige extensão do prazo de validação de faturas no e-fatura
A DECO exigiu hoje a extensão do prazo de validação das faturas no portal e-fatura, apelando ao Ministério das Finanças que crie as "condições necessárias" para ajudar os contribuintes a cumprir as suas obrigações fiscais.
-
Quase 30 mil famílias pediram ajuda ao gabinete de sobre-endividados da Deco
Quase 30 mil famílias portuguesas pediram em 2015 apoio ao gabinete de sobre-endividados da Deco, das quais 13% dizem respeito a penhoras dos rendimentos e dos bens, uma subida face a 2014, anunciou hoje a associação.
-
Se anda de transportes públicos, já pode apresentar queixas online
Quem anda de transportes públicos tem, a partir de hoje, um portal na internet onde poderá apresentar queixas aos serviços. A iniciativa é da Deco.
Na Homepage
-
-
- 6:23
Com a entrada de Salgado o caso EDP "passou a ter uma dimensão política"
19.04.2018 às 21h05
-
Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019
O secretário-geral do PS considerou que o seu Governo derrubou o mito de que a competitividade económica se faz com baixos salários e frisou que o salário mínimo nacional vai voltar a aumentar em 2019.
19.04.2018 às 23h12
- 1:48
- 1:19
Ministro não se compromete com subsídio de desemprego para recibos verdes
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social não se compromete com o subsídio de desemprego para trabalhadores a recibos verdes. Vieira da Silva diz no entanto que é um dossiê que está em cima da mesa e que vai ser discutido em Conselho de Ministros.
19.04.2018 às 22h06
- 1:16
Partidos questionam prioridades do Governo após reposição de 5% dos salários
Bloco e PCP pedem esclarecimentos ao Governo sobre a intenção de repor 5% dos salários dos membros dos gabinetes políticos. Já o CDS não concorda com a medida e diz mesmo que não é adequada à situação do país.
19.04.2018 às 19h25
- 0:48
É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".
19.04.2018 às 22h14
-
Fenerbahce-Besiktas suspenso depois de agressão ao treinador Senol Gunes
O Fenerbahce-Besiktas, da segunda mão das meias-finais da Taça da Turquia de futebol, foi suspenso devido a problemas com o público, com o treinador dos forasteiros a ser atingido por um objeto vindo da bancada.
19.04.2018 às 21h26
-
Corpo do atleta encontrado na cidade sul-africana de Port Elizabeth
O corpo do atleta amador francês, desaparecido na madrugada do passado sábado, véspera de uma prova de triatlo em Port Elizabeth, foi descoberto, anunciou a polícia daquela cidade do sul da África do Sul.
19.04.2018 às 19h35
-
A era dos irmãos Castro
Desde 1959 Cuba foi governada por Fidel ou Raúl Castro. Na semana em que os cubanos elegeram um novo Presidente, olhamos para a era dos irmãos, desde a revolução cubana de 59 aos dias de hoje, passando por encontros com líderes políticos, personalidades como Che Guevara, Malcolm X ou Maradona, e ainda a reaproximação histórica com os Estados Unidos da América.
- 7:21
-
-
-
-
-
Subcomissão de Ética vai analisar regulação dos apoios às viagens de deputados
19.04.2018 às 21h57
-
- 3:01
-
Protesto de estudantes no Chile termina em confrontos com a polícia
Um protesto organizado por estudantes contra o presidente Sebastián Piñera, no Chile, terminou em confrontos com a polícia. Os estudantes só conseguiram avançar alguns quarteirões antes de pequenos grupos de manifestantes entrarem em confronto com as autoridades. Em resposta às pedras, garrafas e cocktails molotov, as forças de segurança viram-se obrigadas a utilizar gás lacrimogéneo. O protesto visava exigir ao Governo o financiamento integral das escolas públicas bem como o fornecimento de transporte gratuito para todos os alunos.
-
TV russa difunde testemunho sobre alegada encenação de ataque químico
A televisão pública russa Rossia 24 divulgou na quarta-feira à noite o testemunho de um rapaz que afirma ter participado numa encenação do presumível ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria.
19.04.2018 às 18h14
-
O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?
Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.
19.04.2018 às 20h40
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31
-
Presidente do Uganda quer proibir sexo oral
O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".
19.04.2018 às 18h44
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.