sicnot

Perfil

Economia

Portugal regista 3ª maior subida no emprego

A taxa de emprego aumentou 1,2% na zona euro no quarto trimestre de 2015, face ao período homólogo, e 0,3% contra o trimestre anterior, com Portugal a registar no último caso a terceira maior subida (0,7%), segundo o Eurostat.

Já no conjunto dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE), a taxa de emprego entre outubro e dezembro subiu 1,0% na comparação homóloga e 0,1% face ao trimestre anterior.

Entre julho e setembro de 2015, o emprego tinha aumentado 1,1% na zona euro e 1,0% na UE, face ao mesmo período de 2014.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, na variação em cadeia, a taxa de emprego teve a maior subida em Malta (1,7%), na Croácia (0,8%), em Portugal, Espanha, Luxemburgo, Polónia e Suécia (0,7% cada).

As maiores quebras no emprego foram observadas na Estónia (-2,4%), no Reino Unido (-1,0%) e na Lituânia (-03%).

Já na comparação homóloga, a taxa de emprego só diminuiu na Roménia (-0,7%) e as maiores subidas registaram-se em Malta (4,6%), Espanha (3,0%) e Hungria (2,9%). Em Portugal aumentou 1,8%.

Lusa

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.