sicnot

Perfil

Economia

Portugal regista 3ª maior subida no emprego

A taxa de emprego aumentou 1,2% na zona euro no quarto trimestre de 2015, face ao período homólogo, e 0,3% contra o trimestre anterior, com Portugal a registar no último caso a terceira maior subida (0,7%), segundo o Eurostat.

Já no conjunto dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE), a taxa de emprego entre outubro e dezembro subiu 1,0% na comparação homóloga e 0,1% face ao trimestre anterior.

Entre julho e setembro de 2015, o emprego tinha aumentado 1,1% na zona euro e 1,0% na UE, face ao mesmo período de 2014.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, na variação em cadeia, a taxa de emprego teve a maior subida em Malta (1,7%), na Croácia (0,8%), em Portugal, Espanha, Luxemburgo, Polónia e Suécia (0,7% cada).

As maiores quebras no emprego foram observadas na Estónia (-2,4%), no Reino Unido (-1,0%) e na Lituânia (-03%).

Já na comparação homóloga, a taxa de emprego só diminuiu na Roménia (-0,7%) e as maiores subidas registaram-se em Malta (4,6%), Espanha (3,0%) e Hungria (2,9%). Em Portugal aumentou 1,8%.

Lusa

  • Incêndios em Portugal - um mês depois
    9:10

    Reportagem Especial

    Regressar a casa para refazer a vida é tudo o que querem as famílias a quem o fogo levou quase tudo, há cerca de um mês. Contudo, esse regresso não tem sido fácil. Depois dos incêndios, famílias e empresas ainda têm de vencer as burocracias. A Reportagem Especial deste sábado regressa a Seia, onde arderam mais de 70 casas de primeira habitação e onde a vida de muitos parece ter entrado num impasse.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.