sicnot

Perfil

Economia

Portugal regista 3ª maior subida no emprego

A taxa de emprego aumentou 1,2% na zona euro no quarto trimestre de 2015, face ao período homólogo, e 0,3% contra o trimestre anterior, com Portugal a registar no último caso a terceira maior subida (0,7%), segundo o Eurostat.

Já no conjunto dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE), a taxa de emprego entre outubro e dezembro subiu 1,0% na comparação homóloga e 0,1% face ao trimestre anterior.

Entre julho e setembro de 2015, o emprego tinha aumentado 1,1% na zona euro e 1,0% na UE, face ao mesmo período de 2014.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, na variação em cadeia, a taxa de emprego teve a maior subida em Malta (1,7%), na Croácia (0,8%), em Portugal, Espanha, Luxemburgo, Polónia e Suécia (0,7% cada).

As maiores quebras no emprego foram observadas na Estónia (-2,4%), no Reino Unido (-1,0%) e na Lituânia (-03%).

Já na comparação homóloga, a taxa de emprego só diminuiu na Roménia (-0,7%) e as maiores subidas registaram-se em Malta (4,6%), Espanha (3,0%) e Hungria (2,9%). Em Portugal aumentou 1,8%.

Lusa

  • Alianças do PS marcam discursos no Congresso do PS
    2:51
  • Souto de Moura feliz com distinção na Bienal de Arquitetura de Veneza
    1:10
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.