sicnot

Perfil

Economia

Montepio, Corticeira Amorim e Sonae Capital entram no PSI20

A Corticeira Amorim, o Montepio e a Sonae Capital passam, a partir de hoje, a integrar o principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, tendo sido excluídas a Impresa e a Teixeira Duarte.

O PSI20 passa assim a contar com 18 cotadas, segundo as alterações que fazem parte da revisão anual do índice, anunciadas pela Nyse Euronext no início do mês.

A partir de hoje, o setor financeiro passa a ter três cotadas, com o Montepio a juntar-se ao BPI e ao BCP, sendo que a Sonae Capital se junta à sua casa-mãe, a Sonae SGPS.

A Teixeira Duarte e a Impresa, que voltarão para o índice geral, tinham sido promovidas ao PSI20 no início de 2014.

Até agora, o PSI20 era composto por 17 cotadas: EDP, EDP Renováveis, Galp, REN, Jerónimo Martins, Teixeira Duarte, Mota-Engil, NOS, Pharol, Sonae SGPS, Semapa, Portucel, Altri Impresa, CTT, BCP e BPI.

A 23 de dezembro de 2015, os títulos do Banif deixaram de integrar o principal índice da bolsa portuguesa, na sequência da alienação do banco no contexto da medida de resolução anunciada pelo Governo e pelo Banco de Portugal.

Antes, em agosto de 2014, após a resolução do Banco Espírito Santo (BES), a Euronext tomou a mesma decisão em relação as ações do banco.

E um mês antes esta situação já tinha ocorrido com a Espírito Santo Financial Group (ESFG), quer era a principal acionista do BES.

A composição do PSI20 é revista trimestralmente (março, junho, setembro e dezembro).

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.