sicnot

Perfil

Economia

Saída do Reino Unido da UE custaria 130 mil M€ à economia britânica

Abandonar a União Europeia poderia causar perdas de 100 mil milhões de libras (130 mil milhões de euros) à economia do Reino Unido, segundo um estudo da consultora PwC, encomendado pela Confederação da Indústria Britânica (CIB).

© Phil Noble / Reuters

Os analistas acreditam que o país poderia perder o equivalente a cinco por cento do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos quatro anos se abandonasse o mercado comum após o referendo sobre a permanência na UE, a 23 de junho.

No caso de Londres romper com a União, mas chegando a um acordo de livre comércio com Bruxelas, o impacto económico para o Reino Unido se reduziria a três por cento do PIB, adianta a PwC.

Segundo esses cenários, a taxa de desemprego poderia aumentar entre dois e três por cento, o que colocaria em risco 950 mil postos de trabalho.

A análise sustenta que o crescimento económico reduzir-se-ia entre 2017 e 2020 e poderia chegar a ser nulo em 2017 ou 2018 devido ao impacto no comércio.

"Este estudo mostra muito claramente por que deixar a União seria um passo atrás real para os níveis de vida, o emprego e o crescimento", assinalou a diretora geral da CBI, Carolyn Fairbairn.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.