sicnot

Perfil

Economia

Saída do Reino Unido da UE custaria 130 mil M€ à economia britânica

Abandonar a União Europeia poderia causar perdas de 100 mil milhões de libras (130 mil milhões de euros) à economia do Reino Unido, segundo um estudo da consultora PwC, encomendado pela Confederação da Indústria Britânica (CIB).

© Phil Noble / Reuters

Os analistas acreditam que o país poderia perder o equivalente a cinco por cento do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos quatro anos se abandonasse o mercado comum após o referendo sobre a permanência na UE, a 23 de junho.

No caso de Londres romper com a União, mas chegando a um acordo de livre comércio com Bruxelas, o impacto económico para o Reino Unido se reduziria a três por cento do PIB, adianta a PwC.

Segundo esses cenários, a taxa de desemprego poderia aumentar entre dois e três por cento, o que colocaria em risco 950 mil postos de trabalho.

A análise sustenta que o crescimento económico reduzir-se-ia entre 2017 e 2020 e poderia chegar a ser nulo em 2017 ou 2018 devido ao impacto no comércio.

"Este estudo mostra muito claramente por que deixar a União seria um passo atrás real para os níveis de vida, o emprego e o crescimento", assinalou a diretora geral da CBI, Carolyn Fairbairn.

Lusa

  • "Vi o Bas Doost a jorrar sangue para o chão (...) revoltei-me!"
    3:28
  • "Esta semana parecia um filme de terror"
    2:24

    Desporto

    O treinador do Sporting falou pela primeira vez à imprensa desde as agressões de que foi alvo em Alcochete. Jorge Jesus disse que a última semana "parecia um filme de terror" e deixou um agradecimento especial aos adeptos e à "capacidade emocional" dos jogadores.

  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29