sicnot

Perfil

Economia

Presidente dirige-se hoje ao país para explicar promulgação do Orçamento

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar hoje ao país sobre o Orçamento do Estado para 2016, às 17h00.

O novo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, assina o Livro de Honra do Mosteiro dos Jerónimos, momentos antes de depositar coroas de flores nos túmulos de Luís Vaz de Camões e de Vasco da Gama, no âmbito das cerimónias de tomada de posse como Presidente, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

O novo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, assina o Livro de Honra do Mosteiro dos Jerónimos, momentos antes de depositar coroas de flores nos túmulos de Luís Vaz de Camões e de Vasco da Gama, no âmbito das cerimónias de tomada de posse como Presidente, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

O Orçamento do Estado para 2016 foi aprovado no parlamento em votação final global a 16 de março, com votos favoráveis de PS, BE, PCP e PEV, a abstenção do PAN e votos contra de PSD e CDS-PP, e chegou a Belém para promulgação na quinta-feira, dia 24.

No sábado, durante uma visita à prisão feminina de Tires, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu a importância de haver orçamento em vigor e disse que iria falar "muito brevemente" aos portugueses sobre a sua decisão.

"É com certeza para a semana, porque há um ponto fundamental: é importante para os portugueses que haja Orçamento. Portanto, não se deve diferir aquilo que deve ser feito mais cedo", declarou.

Quanto ao conteúdo do diploma, o chefe de Estado referiu que já "ia acompanhando os trabalhos de elaboração do Orçamento" e que, por isso, o processo de análise que estava a fazer era "uma confirmação, no essencial, daquilo que já conhecia".

Durante a campanha para as eleições presidenciais de 24 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa prometeu que, se fosse eleito, iria fazer "os possíveis e os impossíveis" para que o Orçamento do Estado para 2016 tivesse "pés para andar", e defendeu que o processo orçamental deveria ser acelerado, se possível.

"Tudo o que seja acelerar é bom, porque em vez de entrar em vigor mais tarde entra em aplicação mais cedo", afirmou, na altura.

Com Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00