sicnot

Perfil

Economia

Comissão de inquérito ao Banif começa com audição de ex-administrador

Já começou a comissão parlamentar de inquérito ao Banif com a audição ao ex-presidente do banco Jorge Tomé e ao ex-administrador Marques dos Santos.

Joaquim Marques dos Santos ouvido na comissão de inquérito ao Banif

Joaquim Marques dos Santos ouvido na comissão de inquérito ao Banif

M\303\201RIO CRUZ

Três meses depois da resolução do banco, que poderá custar aos contribuintes mais de 3.600 milhões de euros, a comissão, liderada pelo PCP e composta por 28 deputados, tem previstas 60 audições para passar a pente fino o segundo processo de resolução bancária, depois do BES.

Em causa está a decisão tomada a 20 de dezembro pelo Governo e pelo Banco de Portugal que permitiu vender parte da atividade bancária ao Santander Totta por 150 milhões de euros e a transferência de outros ativos, incluindo tóxicos para uma nova sociedade veículo.

Um processo de resolução que exigiu quase 2.500 milhões de euros, grande parte dos cofres do Estado, e mais de 1.600 milhões de euros e 500 milhões do Fundo de Resolução Bancária.
.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54