sicnot

Perfil

Economia

Comissão de inquérito ao Banif começa com audição de ex-administrador

Já começou a comissão parlamentar de inquérito ao Banif com a audição ao ex-presidente do banco Jorge Tomé e ao ex-administrador Marques dos Santos.

Joaquim Marques dos Santos ouvido na comissão de inquérito ao Banif

Joaquim Marques dos Santos ouvido na comissão de inquérito ao Banif

M\303\201RIO CRUZ

Três meses depois da resolução do banco, que poderá custar aos contribuintes mais de 3.600 milhões de euros, a comissão, liderada pelo PCP e composta por 28 deputados, tem previstas 60 audições para passar a pente fino o segundo processo de resolução bancária, depois do BES.

Em causa está a decisão tomada a 20 de dezembro pelo Governo e pelo Banco de Portugal que permitiu vender parte da atividade bancária ao Santander Totta por 150 milhões de euros e a transferência de outros ativos, incluindo tóxicos para uma nova sociedade veículo.

Um processo de resolução que exigiu quase 2.500 milhões de euros, grande parte dos cofres do Estado, e mais de 1.600 milhões de euros e 500 milhões do Fundo de Resolução Bancária.
.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.