sicnot

Perfil

Economia

Maria Luís Albuquerque ouvida no Parlamento esta quarta-feira

NOTÍCIA SIC

A antiga ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque é ouvida esta quarta-feira na subcomissão de etica no Parlamento, a propósito da sua contratação pela empresa britânica Arrow.

© Hugo Correia / Reuters

A audição de Maria Luís Albuquerque está marcada para as 9:30.

Entretanto, o Governo concluiu que a ex-ministra não interveio no sentido na atribuição de benefícios fiscais à Arrow Global, a empresa onde agora trabalha.

Num relatório enviado à subcomissão de ética, a que a SIC teve acesso, as Finanças dizem que esses benefícios foram dados a duas subsidiárias do grupo de forma automática e antes de terem sido compradas pela Arrow.

A White Star e a Gesphone receberam quase 424 mil euros em benefícios fiscais que, segundo o mesmo relatório, estão dentro da lei.

As Finanças garantem que Maria Luís não celebrou contratos nesse sentido, o que podia implicar incompatibilidade de funções, já que agora é administradora não executiva da Arrow.

Ainda assim, o Governo sublinha que esta informação se refere a estas duas empresas em concreto e que não foram avaliadas as restantes do grupo Arrow.

Última atualização às 23:28

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14