sicnot

Perfil

Economia

Maria Luís Albuquerque ouvida no Parlamento esta quarta-feira

NOTÍCIA SIC

A antiga ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque é ouvida esta quarta-feira na subcomissão de etica no Parlamento, a propósito da sua contratação pela empresa britânica Arrow.

© Hugo Correia / Reuters

A audição de Maria Luís Albuquerque está marcada para as 9:30.

Entretanto, o Governo concluiu que a ex-ministra não interveio no sentido na atribuição de benefícios fiscais à Arrow Global, a empresa onde agora trabalha.

Num relatório enviado à subcomissão de ética, a que a SIC teve acesso, as Finanças dizem que esses benefícios foram dados a duas subsidiárias do grupo de forma automática e antes de terem sido compradas pela Arrow.

A White Star e a Gesphone receberam quase 424 mil euros em benefícios fiscais que, segundo o mesmo relatório, estão dentro da lei.

As Finanças garantem que Maria Luís não celebrou contratos nesse sentido, o que podia implicar incompatibilidade de funções, já que agora é administradora não executiva da Arrow.

Ainda assim, o Governo sublinha que esta informação se refere a estas duas empresas em concreto e que não foram avaliadas as restantes do grupo Arrow.

Última atualização às 23:28

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.