sicnot

Perfil

Economia

Maria Luís Albuquerque ouvida no Parlamento esta quarta-feira

NOTÍCIA SIC

A antiga ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque é ouvida esta quarta-feira na subcomissão de etica no Parlamento, a propósito da sua contratação pela empresa britânica Arrow.

© Hugo Correia / Reuters

A audição de Maria Luís Albuquerque está marcada para as 9:30.

Entretanto, o Governo concluiu que a ex-ministra não interveio no sentido na atribuição de benefícios fiscais à Arrow Global, a empresa onde agora trabalha.

Num relatório enviado à subcomissão de ética, a que a SIC teve acesso, as Finanças dizem que esses benefícios foram dados a duas subsidiárias do grupo de forma automática e antes de terem sido compradas pela Arrow.

A White Star e a Gesphone receberam quase 424 mil euros em benefícios fiscais que, segundo o mesmo relatório, estão dentro da lei.

As Finanças garantem que Maria Luís não celebrou contratos nesse sentido, o que podia implicar incompatibilidade de funções, já que agora é administradora não executiva da Arrow.

Ainda assim, o Governo sublinha que esta informação se refere a estas duas empresas em concreto e que não foram avaliadas as restantes do grupo Arrow.

Última atualização às 23:28

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • "Procedi nesta matéria como procedo em todas as outras"
    0:40

    País

    O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, não esclarece se falou diretamente com Rui Rio sobre o projeto de lei dos combustíveis do CDS antes do voto favorável estar decidido. No entanto, disse que o processo de decisão foi igual a todos os outros. O presidente do PSD era contra o diploma dos centristas.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.