sicnot

Perfil

Economia

Banco de Portugal atualiza hoje projeções económicas até 2018

O Banco de Portugal atualiza hoje as suas projeções económicas para o período de 2016 a 2018, depois de, em dezembro do ano passado, ter previsto um crescimento de 1,7% este ano e de 1,8% em 2017.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters


Estas projeções surgem numa altura em que já se conhecem as medidas que constam do Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), entretanto aprovado pelo parlamento e já promulgado pelo Presidente da República.

O Governo espera que a economia portuguesa cresça 1,8% este ano, de acordo com a previsão que incluiu no relatório que acompanha o OE2016.

Esta projeção é mais otimista do que a dos credores internacionais, embora as estimativas da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) não considerem ainda a versão final do orçamento para este ano.

Em fevereiro, a Comissão Europeia reviu ligeiramente em baixa a previsão de crescimento de Portugal, para os 1,6% este ano, e manteve a projeção de crescimento para 2017, nos 1,8%.

Já as projeções mais recentes do FMI datam também de fevereiro deste ano, altura em que a instituição liderada por Christine Lagarde piorou as suas projeções para a economia portuguesa, antecipando um crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e de 1,3% no próximo.

Lusa

  • Comitiva portuguesa terminou visita à central de Almaraz

    País

    A visita técnica das delegações portuguesa e da Comissão Europeia à central nuclear de Almaraz, em Espanha, esta segunda-feira, já terminou. A visita começou por volta das 9h00, hora de Lisboa, e serviu para Portugal se inteirar sobre o funcionamento da central e sobre o projeto de construção de uma instalação para armazenamento de resíduos radioativos.