sicnot

Perfil

Economia

Banco de Portugal corta previsões para a economia portuguesa

O Banco de Portugal estima que o PIB cresça 1,5% em 2016 em vez dos 1,7% previstos anteriormente, previsões mais pessimista do que as do Governo e das instituições económicas internacionais.

Banco de Portugal estima que o PIB cresça 1,5% em 2016 em vez dos 1,7% previstos anteriormente

Banco de Portugal estima que o PIB cresça 1,5% em 2016 em vez dos 1,7% previstos anteriormente

© Nacho Doce / Reuters

Na nota sobre as projeções para a economia portuguesa 2016-2018, publicadas hoje, o banco central estima agora que o Produto Interno Bruto (PIB) avance 1,5% este ano, 1,7% em 2017 e 1,6% em 2018.

No Boletim Económico divulgado em dezembro, o BdP previa um crescimento económico de 1,7% este ano e de 1,8% em 2017, admitindo na altura um "grau de incerteza particularmente elevado" na projeção devido à inexistência, na altura, do Orçamento do Estado para 2016 (OE2016).

Assim, a instituição liderada por Carlos Costa mostra-se mais pessimista do que o Governo e os credores internacionais, uma vez que o executivo espera que a economia portuguesa cresça 1,8% este ano, a Comissão Europeia prevê um avanço de 1,6% e o Fundo Monetário Internacional (FMI) de 1,4%, embora ainda não considerem ainda a versão final do orçamento para este ano.

  • Agência Europeia do Medicamento fica em Amesterdão

    Mundo

    Amesterdão ganhou esta segunda-feira a corrida para sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a votação decorreu na reunião do Conselho de Assuntos Gerais da União Europeia. A cidade do Porto conseguiu 10 pontos, a par de Atenas e foi eliminada logo na primeira volta.

    Em atualização

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36