sicnot

Perfil

Economia

Pais dizem que manuais escolares com preço congelado alivia orçamento familiar

As associações de pais consideram o congelamento do preço dos manuais escolares, no próximo ano letivo, uma medida positiva que ajuda as famílias a aliviar o peso que esta despesa representa para o seu orçamento.

SIC

SIC

"Não haver um agravamento do preço é positivo e é uma ajuda para as dificuldades que as famílias sentem na aquisição dos manuais", disse à Lusa Jorge Ascensão, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap).

O acordo alcançado entre o Ministério da Educação e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) prevê o congelamento do preço dos livros escolares, em 2016-2017, e uma atualização do valor, indexada à taxa de inflação, no ano letivo seguinte.

O ministro da Educação congratulou-se hoje com a capacidade negocial que permitiu manter preços dos manuais escolares no próximo ano letivo, além da gratuitidade dos da "primeira classe", à entrada para o debate parlamentar quinzenal com o primeiro-ministro.

"A convenção [assinada com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL)], para este próximo ano letivo, regista que não vai haver qualquer aumento no preço dos manuais escolares. Foi uma negociação difícil, aturada, mas conseguimos inverter um processo que se tinha vindo a complicar para as famílias portuguesas, nos últimos quatro anos", afirmou Tiago Brandão Rodrigues.

O responsável ministerial recordou que "existia um aumento de 2,6% nos manuais escolares por ano, o que perfaz mais de 10% nos últimos quatro anos".

"Conseguimos, neste momento, interromper essa tendência, e que não haja qualquer aumento no ano letivo de 2016/17. Serão também distribuídos, de forma gratuita, os manuais escolares do 1.º ano do primeiro ciclo do ensino básico", enunciou.

À Lusa, Jorge Ascensão disse que a expectativa dos pais é que as negociações com as editoras prossigam no sentido de se encontrarem "soluções que permitam o acesso mais fácil e mais barato" aos manuais, e que podem passar pela adoção de manuais digitais e pela estabilidade dos programas e currículos escolares, que evitariam constantes alterações aos manuais.

Tendo isso em conta, o presidente da Confap afirmou que não se "espantaria" que até fosse possível chegar a acordo para uma redução dos preços, no caminho para a gratuitidade que o Governo quer alargar a mais anos, além do 1.º ano do 1.º ciclo, em vigor já no próximo ano letivo.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.