sicnot

Perfil

Economia

Presidente da TAP acusa Rui Moreira de aproveitamento político

Presidente da TAP acusa Rui Moreira de aproveitamento político

O presidente da TAP acusou o presidente da Câmara do Porto de ter mudado de opinião quanto à supressão das quatro ligações aéreas a partir do aeroporto Sá Carneiro apenas "por razões políticas", noticia hoje o Jornal de Notícias.

"Rui Moreira disse que a ponte aérea era ótima notícia", revela hoje a manchete do Jornal de Notícias, com Fernando Pinto a adiantar que o autarca Rui Moreira está a aproveitar-se da companhia aérea para tirar proveitos políticos.

Na entrevista ao JN, Fernando Pinto revela não compreender "a guerra" que o autarca do Porto está a fazer contra a TAP, principalmente com a publicação do livro "TAP -- Caixa Negra", da sua autoria, além de que segundo afirma, quando lhe apresentou o plano estratégico da empresa para o Porto este terá dito que era uma ótima notícia.

"Respeito muito o doutor Rui Moreira, mas dizer que faria tudo para prejudicar a TAP (...) não acredito que seja sincero e acho que ele não tem ideia do quão importante a empresa é para todos nós e para Portugal", sublinhou Fernando Pinto ao diário.

O presidente executivo da TAP revela ainda na entrevista que reuniu com Rui Moreira para lhe apresentar o plano de supressão de quatro rotas para a Europa a partir do aeroporto Porto e a criação de uma ponte aérea entre a cidade portuense e Lisboa, assegurando que o autarca reagiu de forma positiva.

Fernando Pinto adianta ter ficado surpreendido com a reação de Rui Moreira, por saber tratar-se de um plano que poderia ser criticado, mas ao contrário do esperado revela que o autarca "não deu grande importância".

"Esses voos já são servidos pelas 'low-cost', não há grande problema, ainda em que vão manter o longo curso e a ponte aérea é uma ótima noticia porque os empresários podem vir de qualquer lugar da Europa em voos constantes", terá dito Rui Moreira na ocasião a Fernando Pinto, de acordo com o relato deste ao Jornal de Notícias.

Segundo o presidente executivo da TAP, a "guerra" terá começado depois daquela reunião, sucedendo-se os ataques.

Fernando Pinto revela ter ficado "muito preocupado", afiançando ter trabalhado muito para evitar um conflito, mas adianta que a TAP "pela visibilidade que tem, é muito usada como arma de arremesso político".

  • Rui Moreira lança livro "TAP-Caixa Negra"
    2:09

    País

    A guerra do presidente da Câmara do Porto com a TAP conhece amanhã um novo capítulo. Rui Moreira vai lançar um livro sobre os bastidores das batalhas travadas pelo autarca para que a transportadora aérea permanecesse no aeroporto Sá Carneiro.

  • Tap inaugura ponte aérea entre Porto e Lisboa
    2:28

    Economia

    A TAP inaugura hoje 18 ligações diárias entre Lisboa e Porto. A inauguração do novo serviço coincide com o encerramento de rotas da TAP de e para duas cidades. A Câmara do Porto diz que a companhia aérea vai suprimir 74 voos internacionais por semana com partida do norte do país.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".