sicnot

Perfil

Economia

IRS: Autoridade Tributária aconselha a mudar para estes browsers

A partir de hoje, a Autoridade Tributária aconselha os contribuintes a mudar de browser (programa para navegar na Internet) para enviar a declaração do IRS por via eletrónica. Internet Explorer, Firefox e Safari são os browsers gratuitos aconselhados.

A AT aconselha o uso dos seguintes browsers gratuitos: Internet Explorer, Firefox, Safari (para Mac Os X)

A AT aconselha o uso dos seguintes browsers gratuitos: Internet Explorer, Firefox, Safari (para Mac Os X)

Num comunicado, publicado hoje no Correio da Manhã, a AT adverte que "a declaração eletrónica do IRS não é possível caso se esteja a utilizar as versões mais recentes do Google Chrome ou do Microsoft Edge".

A AT explicou que, "em meados de 2015, alguns dos fabricantes de browsers anunciaram que iriam deixar de suportar a tecnologia NPAPI e, em consequência disso, as versões do Google Chrome e do Microsoft Edge não suportam os aplicativos Java".

No comunicado, a AT realça que "continua a trabalhar em soluções que permitem a utilização generalizada nos browsers, de modo a garantir uma maior universalidade de utilização".

O prazo para reclamar os valores de despesas de IRS no Portal das Finanças termina hoje, sem que seja suspenso o período para liquidação do imposto, segundo informação do Ministério das Finanças.

Há quinze dias, o Ministério das Finanças disponibilizou uma nova página no Portal das Finanças dedicada à consulta das despesas para deduções à coleta de IRS, permitindo também que os contribuintes reclamassem caso discordassem dos valores dos totais de despesas inscritos no site.

De acordo hoje com a rádio TSF, que cita dados do Ministério das Finanças, "até ao final de terça-feira passada, 8.388 contribuintes reclamaram dos montantes de deduções à coleta visíveis no site da AT, o que, entre 7,5 milhões, representa uma taxa de reclamação de 0,11%".

Em declarações à TSF, o fiscalista da associação de defesa do consumidor Deco Tito Rodrigues admitiu que o número de reclamações dos valores disponíveis no site das finanças poderá crescer com o aproximar do final do prazo.

Com Lusa

  • Novo site do IRS está online
    1:37

    Economia

    Está disponível a partir de hoje o novo site do Portal das Finanças. Nesta página é possível consultar as despesas e as deduções relativas ao ano passado, incluindo propinas ou taxas moderadoras.

  • A nova página para despesas que não estão no e-Fatura
    6:04

    Contas Poupança

    Depois dos problemas técnicos com o e-Fatura e do alargamento do prazo para verificar as faturas, vai agora surgir uma nova página para verificar as despesas que não apareceram, até agora, no e-Fatura. O Contas-Poupança mostra-lhe, em exclusivo, como vai ser a página que vai ter de verificar depois de 1 de março.

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43

    Daesh

    Há suspeitas de que o Daesh tenha criado uma vala comum com cerca de seis mil corpos a sul de Mossul, no Iraque. A área em redor estará minada. A revelação é de uma equipa de reportagem da televisão britânica Sky News.

  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.