sicnot

Perfil

Economia

IRS: Autoridade Tributária aconselha a mudar para estes browsers

A partir de hoje, a Autoridade Tributária aconselha os contribuintes a mudar de browser (programa para navegar na Internet) para enviar a declaração do IRS por via eletrónica. Internet Explorer, Firefox e Safari são os browsers gratuitos aconselhados.

A AT aconselha o uso dos seguintes browsers gratuitos: Internet Explorer, Firefox, Safari (para Mac Os X)

A AT aconselha o uso dos seguintes browsers gratuitos: Internet Explorer, Firefox, Safari (para Mac Os X)

Num comunicado, publicado hoje no Correio da Manhã, a AT adverte que "a declaração eletrónica do IRS não é possível caso se esteja a utilizar as versões mais recentes do Google Chrome ou do Microsoft Edge".

A AT explicou que, "em meados de 2015, alguns dos fabricantes de browsers anunciaram que iriam deixar de suportar a tecnologia NPAPI e, em consequência disso, as versões do Google Chrome e do Microsoft Edge não suportam os aplicativos Java".

No comunicado, a AT realça que "continua a trabalhar em soluções que permitem a utilização generalizada nos browsers, de modo a garantir uma maior universalidade de utilização".

O prazo para reclamar os valores de despesas de IRS no Portal das Finanças termina hoje, sem que seja suspenso o período para liquidação do imposto, segundo informação do Ministério das Finanças.

Há quinze dias, o Ministério das Finanças disponibilizou uma nova página no Portal das Finanças dedicada à consulta das despesas para deduções à coleta de IRS, permitindo também que os contribuintes reclamassem caso discordassem dos valores dos totais de despesas inscritos no site.

De acordo hoje com a rádio TSF, que cita dados do Ministério das Finanças, "até ao final de terça-feira passada, 8.388 contribuintes reclamaram dos montantes de deduções à coleta visíveis no site da AT, o que, entre 7,5 milhões, representa uma taxa de reclamação de 0,11%".

Em declarações à TSF, o fiscalista da associação de defesa do consumidor Deco Tito Rodrigues admitiu que o número de reclamações dos valores disponíveis no site das finanças poderá crescer com o aproximar do final do prazo.

Com Lusa

  • Novo site do IRS está online
    1:37

    Economia

    Está disponível a partir de hoje o novo site do Portal das Finanças. Nesta página é possível consultar as despesas e as deduções relativas ao ano passado, incluindo propinas ou taxas moderadoras.

  • A nova página para despesas que não estão no e-Fatura
    6:04

    Contas Poupança

    Depois dos problemas técnicos com o e-Fatura e do alargamento do prazo para verificar as faturas, vai agora surgir uma nova página para verificar as despesas que não apareceram, até agora, no e-Fatura. O Contas-Poupança mostra-lhe, em exclusivo, como vai ser a página que vai ter de verificar depois de 1 de março.

  • Vitória de Guimarães na Áustria em busca do apuramento na Liga Europa
    1:47
  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.