sicnot

Perfil

Economia

FMI pessimista diz que crescimento de Portugal será de 1,4% do PIB

O FMI é ainda mais pessimista do que o Banco de Portugal e aponta para um crescimento de apenas 1,4% do PIB este ano. Enquanto isso, a instituição liderada por Carlos Costa, acredita que será 1,5%.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kim Kyung Hoon / Reuters

O Governo colocou no Orçamento do Estado uma previsão de subida do crescimento económico para 1,8%.

Valor que volta a ser apontado pelas instituições internas e externas como muito otimista.

No relatório agora divulgado e que faz o balanço da terceira visita depois de terminado o programa de resgate, o FMI destaca ainda o valor do défice, que no passado fixou-se nos 4,4%, muito acima dos 2,7% previstos inicialmente.

Ainda assim são assinalados aspetos positivos como a estabilização da economia, apesar de desafios consideráveis, como o elevado nível da dívida, pública e empresarial.

O relatório deixa por isso uma sugestão: o Governo deve continuar a adotar políticas e reformas prudentes, algumas entretanto revertidas pela mudança de política mas necessárias para garantir a sustentabilidade das finanças públicas.

.

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Pombo apanhado a transportar droga no Kuwait

    Mundo

    Há muitos anos, os pombos-correios serviam para trocar mensagens, quase como o WhatsApp da época. Contudo, nos dias de hoje a troca de informação é facilitada e há quem prefira usar estes animais para técnicas ilegais. Foi o que aconteceu no Kuwait, onde as autoridades apanharam um pombo com uma bolsa nas costas, que transportava drogas.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00