sicnot

Perfil

Economia

Ministro da Agricultura anuncia rotulagem obrigatória da carne de porco

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou hoje, em Braga, que o Governo vai obrigar à rotulagem da carne de porco para que os consumidores portugueses saibam se é importada ou nacional.

Hugo Delgado

"Vamos obrigar a rotular com a origem do produto, para que os consumidores, quando vão comprar carne de porco, saibam se é porco importado ou nacional", referiu.

Capoulas Santos acrescentou que também já apelou à indústria de lacticínios para que, nos pacotes de leite, queijo e manteiga, "seja claramente posta a identificação nacional", eventualmente até a bandeira nacional.

"Na carne do porco, [a rotulagem] será obrigatória, temos base legal para essa imposição. Nos produtos láteos, a regulamentação comunitária não nos permite uma determinação com essa clareza, mas nada impede à indústria de o fazer", referiu.

Em relação às importações, disse que vai ser apertada a fiscalização, para que os produtos entrem em Portugal "em respeito" pelas regras da União Europeia.

Capoulas Santos que falava durante um seminário sobre "Produção de Leite no Entre Douro e Minho: Questões da Atualidade", promovido pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal, anunciou ainda que o licenciamento das explorações agrícolas vai poder ser feito "sem penalizações" até ao final de 2016.

O prazo tinha terminado em dezembro de 2015, mas cerca de 30 por cento dos agricultores não efetuou o licenciamento das suas explorações, pelo que passavam a estar sujeitos a penalizações.

O ministro reafirmou também que vai ser atribuído aos agricultores um prémio por cada vaca, estimando que poderá haver para esse efeito uma verba superior a 8 milhões de euros.

Capoulas Santos adiantou que o Governo está a trabalhar numa linha de crédito de "pelo menos" 20 milhões de euros para acudir aos problemas de tesouraria e endividamento dos empresários dos setores do leite e da suinicultura.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.