sicnot

Perfil

Economia

Uber assegura que cumpre "todas as obrigações fiscais"

O serviço de transporte privado Uber assegurou hoje que cumpre "com todas as suas obrigações fiscais" exigidas pelo Estado português e que só estabelece parcerias com operadores licenciados por institutos do Governo.

"Em Portugal, a Uber estabelece parcerias apenas com operadores licenciados por institutos do Governo Português e, de acordo com a lei portuguesa, a Uber e os seus parceiros cumprem com todas as suas obrigações fiscais", lê-se numa nota enviada à agência Lusa.

A Uber divulgou esta posição depois de a Antral -Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros e a FPT - Federação Portuguesa do Táxi a terem acusado de operar ilegalmente em Portugal.

"A Uber não tem seguro de transporte de pessoas. Fazem um transporte clandestino. Se algum dia houver um problema grave, os seguros não pagam. Alguns funcionários têm segurança social, outros não. O Governo tem de colocar legalidade em todo este sistema", disse Florêncio Almeida, presidente da Antral, em conferência de imprensa, acrescentando que a Uber "não paga impostos a ninguém".

Na nota, a Uber afirma ainda que todas as viagens feitas através deste serviço "dão lugar à emissão de fatura eletrónica onde é discriminado o valor do IVA, e que todas as viagens pedidas na plataforma da Uber estão cobertas por exigentes seguros comerciais para transporte de passageiros."

A Uber diz que tem participado "construtivamente" em conversações com o Governo "para que os portugueses possam beneficiar com a abertura da mobilidade a novas tecnologias e modelos de negócio, através de uma regulação que tenha em conta os interesses do consumidor e as especificidades de cada serviço".

"Uma mobilidade melhor não será alcançada bloqueando o desenvolvimento tecnológico", frisa a Uber, acrescentando que a "abertura à inovação é fundamental para que o setor da mobilidade possa melhorar e modernizar-se como um todo, trazendo benefícios a passageiros, operadores e condutores e às cidades portuguesas".

Na conferência de imprensa, a Antral e a FPT anunciaram que vão promover uma semana de luta para pressionar o Governo a suspender a atividade da Uber.

Frisando que "[os taxistas] não são contra a Uber, mas sim contra o modo" como esta plataforma está no mercado, o presidente da Antral explicou que pretendem apenas que aquela trabalhe de forma legal.

Por seu lado, o presidente da FPT, Carlos Ramos, propôs que a Uber, depois de legalizada, passe a distribuir serviços para os táxis.

  • Taxistas prometem continuar a lutar contra a Uber
    1:47

    Economia

    A Federação Portuguesa do Táxi e a ANTRAL discutiram o apoio de 17 milhões de euros para a modernização do setor. As medidas apresentadas pelo Governo foram aprovadas, mas os taxistas prometem continuar a protestar pela suspensão da atividade da Uber em Portugal. As associações do setor estão a estudar novas formas de luta já para o final do mês.

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano