sicnot

Perfil

Economia

Gigante chinês Alibaba é o maior retalhista do mundo

O gigante chinês do comércio eletrónico Alibaba, que controla 75% do setor na China, converteu-se no maior retalhista do mundo, após superar o gigante de distribuição norte-americano Walmart, segundo anunciou hoje em comunicado.

Armazém da empresa Alibaba em Wuhan, na China

Armazém da empresa Alibaba em Wuhan, na China

© China Stringer Network / Reut


Na nota, enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários dos EUA, a empresa que gere os portais Taobao e Tmall garante ter registado, no último ano fiscal, o maior volume bruto de vendas a nível mundial.

A informação foi, entretanto, confirmada pela consultora PricewaterhouseCoopers (PwC).

A Wallmart, que concluiu o seu ano fiscal em 31 de janeiro, registou no ano passado 482.100 milhões de dólares (424.816 milhões de euros) em vendas.

O ano fiscal do Alibaba encerrou em 31 de março.

Dez dias antes, o vice-presidente executivo do Alibaba, Joseph Tsai, anunciou que o grupo tinha já movimentado três biliões de yuan (410.000 milhões de euros) em vendas através dos seus portais de comércio 'online'.

"Se estas plataformas fossem uma província, seriamos a sexta maior economia regional da China", afirmou então Tsai.

O número triplica a marca atingida em 2012.

Só no Dia dos Solteiros, celebrado na China a 11 de novembro pelos quatro 'um' que combinam nesta data (11/11) - uma alusão à figura de solteiro - o gigante do comércio eletrónico registou 91.200 milhões de yuan (12.681 milhões de euros) em vendas.

Pelas contas do ministério do Comércio da China, em 2015, as compras 'online' no país excederam os 563.000 milhões de euros - mais do dobro do Produto Interno Bruto português.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47