sicnot

Perfil

Economia

Governo apresenta hoje Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado

O Governo apresenta hoje o Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE), na Sociedade de Geografia de Lisboa, esclarecendo como vai funcionar este novo instrumento criado para dinamizar o apoio financeiro à reabilitação urbana.

Reuters

Na cerimónia de apresentação pública do FNRE, que integra a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, está prevista a presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, acompanhado do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

O FNRE visa "desenvolver projetos de reabilitação de edifícios e de regeneração urbana, combater o despovoamento dos centros urbanos e promover o acesso à habitação, em especial a classe média, e dinamizar o setor do arrendamento habitacional e também apoiar o comércio local", segundo uma nota de immprensa do gabinete do ministro do Ambiente.

De acordo com a tutela, o FNRE é um fundo especial de investimento imobiliário, gerido por uma sociedade gestora de fundos imobiliários públicos e regulado pela Comissão do Mercados de Valores Mobiliários.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o Fundo de Estabilidade Financeira da Segurança Social vai aplicar 1.400 milhões de euros na recuperação de património, visando estimular o arredamento habitacional a preços acessíveis.

Em março, António Costa anunciou que o Programa Nacional de Reformas 2016-2020 prevê o apoio à reabilitação de 4.000 edifícios públicos e privados.

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.