sicnot

Perfil

Economia

Governo apresenta hoje Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado

O Governo apresenta hoje o Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE), na Sociedade de Geografia de Lisboa, esclarecendo como vai funcionar este novo instrumento criado para dinamizar o apoio financeiro à reabilitação urbana.

Reuters

Na cerimónia de apresentação pública do FNRE, que integra a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, está prevista a presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, acompanhado do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

O FNRE visa "desenvolver projetos de reabilitação de edifícios e de regeneração urbana, combater o despovoamento dos centros urbanos e promover o acesso à habitação, em especial a classe média, e dinamizar o setor do arrendamento habitacional e também apoiar o comércio local", segundo uma nota de immprensa do gabinete do ministro do Ambiente.

De acordo com a tutela, o FNRE é um fundo especial de investimento imobiliário, gerido por uma sociedade gestora de fundos imobiliários públicos e regulado pela Comissão do Mercados de Valores Mobiliários.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o Fundo de Estabilidade Financeira da Segurança Social vai aplicar 1.400 milhões de euros na recuperação de património, visando estimular o arredamento habitacional a preços acessíveis.

Em março, António Costa anunciou que o Programa Nacional de Reformas 2016-2020 prevê o apoio à reabilitação de 4.000 edifícios públicos e privados.

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28